O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (13) que a conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrida na noite de ontem (12), foi amistosa. Segundo ele, discutiram economia e combinaram manter um diálogo constante entre o Executivo, a Câmara e o Senado.
As declarações foram feitas durante a chegada do paraibano à Câmara. Na ocasião, Motta foi questionado sobre a reunião entre ele, Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em Brasília, realizada dias após sua declaração polêmica sobre os atos de 8 de janeiro, que ele classificou como vandalismo, rejeitando a tese de golpe.
“Foi boa, tranquila”, disse, ao ser questionado pela imprensa sobre a conversa com Lula. Em seguida, foi perguntado sobre os temas abordados no encontro. “Falamos de tudo, da vida, da relação, de tudo.”
Motta acrescentou: “Nós combinamos de estar sempre conversando, de manter uma agenda de diálogo constante entre o Senado, a Câmara e o governo. Foi mais sobre isso”.
O presidente da Câmara também afirmou: “Foi um encontro amistoso. Não focamos em nenhum assunto pontual. Foi uma conversa amistosa, falamos um pouco sobre economia. Combinamos de manter um diálogo contínuo a partir de agora”.
Motta ainda esclareceu que a proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre segurança pública não foi discutida no encontro. Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o texto está em fase final de redação e segue em análise no Ministério da Justiça e na Casa Civil.