Com pouco tempo em operação experimental, a Central de Atendimento do JudiciĆ”rio (CAJU) registrou mais de 5 mil atendimentos. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de JustiƧa da ParaĆba (TJPB). A nova ferramenta Ć© uma implementação do BalcĆ£o Virtual, no aprimoramento do atendimento ao pĆŗblico, alĆ©m de ser um dos projetos do Planejamento EstratĆ©gico do Poder JudiciĆ”rio paraibano.
Nos próximos dias, a implantação serĆ” concluĆda em todas as unidades judiciĆ”rias da Grande JoĆ£o Pessoa e, em seguida, serĆ” expandida para as demais comarcas do Estado, garantindo que o(a) cidadĆ£o(Ć£) e advogado(a) em todo o território tenham acesso a um atendimento mais Ć”gil e eficiente.
A juĆza auxiliar da PresidĆŖncia e coordenadora do CAJU, Maria Aparecida Gadelha, explicou que a Central visa o aperfeiƧoamento da comunicação da JustiƧa com o cidadĆ£o, possibilitando tambĆ©m a inovação tecnológica para o JudiciĆ”rio, salientando que o projeto estĆ” em fase-piloto de implantação.
āO mecanismo permite, ainda, a coleta de dados para que nós possamos aperfeiƧoar o atendimento dos nossos servidores em relação ao cidadĆ£o, ao jurisdicionado, no sentido de dar os encaminhamentos e esclarecimentos solicitados, da maneira mais clara possĆvel e mais compreensĆvelā, comentou a magistrada Aparecida Gadelha.
Ela salientou que o CAJU, no futuro, viabilizarĆ” trĆŖs nĆveis de atendimento: por meio de um robĆ“ com fornecimento de informaƧƵes ao pĆŗblico; atendimento presencial para o esclarecimento de dĆŗvidas e a Ćŗltima, diretamente na unidade judiciĆ”ria.
O diretor da Ditec, Daniel Melo, ressaltou que as aƧƵes na implementação da nova ferramenta para o BalcĆ£o Virtual seguemĀ avanƧando. Segundo pontuou, a nova solução traz uma sĆ©rie de benefĆcios, incluindo uma interface mais intuitiva e recursos que otimizam o tempo de resposta Ć s solicitaƧƵes. O mecanismo proporciona, ainda, uma maior comodidade para os usuĆ”rios, alĆ©m de um controle estatĆstico detalhado do volume de atendimentos, viabilizando a anĆ”lise de dados para aprimoramento contĆnuo dos serviƧos prestados, segundo reforƧou Daniel.
āO impacto positivo da nova ferramenta jĆ” pode ser observado: em poucos dias de operação, foram realizados mais de 5 mil atendimentos, demonstrando a crescente adesĆ£o dos usuĆ”rios e a efetividade da solução na facilitação do acesso aos serviƧos judiciais. Com a expansĆ£o para todas as unidades do Estado, a expectativa Ć© de um aumento ainda maior na capacidade de atendimento, reforƧando o compromisso da Ditec com a inovação e a melhoria contĆnua dos serviƧos oferecidos pelo Tribunalā, exaltou.









