Secretaria de Saúde alerta para importância de cuidados com a saúde bucal infantil

A adoção de hábitos de higiene bucal é fundamental para a manutenção da saúde, impactando positivamente em todo o corpo. Entretanto, esses cuidados devem começar o quanto antes, já nos primeiros dias de vida, com a higienização da boca do bebê. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) traz orientações para os pais e/ou responsáveis.

A coordenadora de saúde bucal da SMS e odontopediatra, Camila Castelo Branco, explica que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) é que a primeira consulta ao dentista ocorra até o primeiro ano de vida ou, no máximo, após o nascimento do primeiro dente. Mas, antes disso, os pais já precisam ter o costume de higienizar a boca do bebê. “Essa visita precoce é chamada de primeira infância odontológica e é essencial para orientar os pais quanto aos cuidados preventivos e detectar precocemente qualquer alteração. Porém, é muito importante a visita ao cirurgião-dentista já na fase do puerpério, a fim de identificar alguma necessidade de intervenção odontológica imediata, como, por exemplo, a frenotomia”, orientou.

Para esse cuidado, a SMS oferta um acompanhamento odontológico regular para as crianças nas unidades de saúde da família (USF). Após a primeira consulta, o dentista estabelecerá um cronograma de cuidados preventivos e acompanhamento regular, conforme as necessidades do paciente. Dentre as ações realizadas nas USFs estão aplicação tópica de flúor, escovação supervisionada, orientação de higienização bucal, extração de dentes, remoção de placas e tratamento de cáries, quando necessário.

Em casos mais graves e atendimentos com odontopediatras, os pequenos podem ser atendidos nos Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Durante o ano letivo, por meio do Programa Saúde na Escola, os alunos recebem os profissionais nas próprias unidades de ensino, que promovem atividades lúdicas e educativas com foco nos bons hábitos de higiene bucal, além de realizar a aplicação tópica de flúor e triagens regulares.

Nas unidades de saúde, o atendimento é por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Já nos CEOs, os atendimentos são por meio de agendamentos e acontecem das 7h às 11h e das 13h às 17h, também de segunda a sexta. Os Centros de Especialidades Odontológicas estão localizados nos bairros da Torre, Mangabeira e Cristo.

PORTAL PARAÍBA