O grande nĂșmero de acessos ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gerou instabilidade no primeiro dia de atendimento presencial, em agĂȘncias dos Correios, de aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefĂcios.
A instabilidade foi causada por uma sobrecarga no sistema, e durou cerca de uma hora, segundo os Correios.
A partir desta sexta-feira (30), as mais de 5 mil agĂȘncias da estatal estarĂŁo habilitadas para consultas e contestaçÔes relativas aos descontos irregulares feitos por entidades associativas desde 2019.
Parceria com Correios
Em BrasĂlia, o advogado-geral da UniĂŁo, Jorge Messias, visitou a agĂȘncia central dos Correios para acompanhar o atendimento presencial aos beneficiĂĄrios.Â
Segundo ele, Ă© possĂvel que o âpequeno problema de instabilidadeâ tenha sido causado por algum ataque hacker.
De acordo com a AGU, a DataPrev atuou, de imediato, para restabelecer a situação em todo território nacional.
âHoje demos inĂcio ao ciclo de atendimento presencial aos nossos aposentados e pensionistas. Ă muito importante que esse atendimento ocorra com a maior segurança possĂvel, para que o aposentado tenha todas as informaçÔes que precisa para dar inĂcio ao seu ciclo de ressarcimentoâ, disse Messias.
Jorge Messias explicou que muitos aposentados e pensionistas, atĂ© mesmo em razĂŁo da idade, nĂŁo tĂȘm familiaridade com canais oficiais, como aplicativos e sites onde a consulta poderia ser feita.
âAlguns deles simplesmente nĂŁo confiam na tecnologiaâ, acrescentou ao destacar a relevĂąncia de se fazer parcerias como a com os Correios, para fazer atendimento presencial.
Atendimentos
Segundo ele, mais de 2 mil atendimentos foram feitos logo nas primeiras horas. Um deles foi o aposentado JoĂŁo Lino dos Santos, de 69 anos. O atendimento remoto, para ele, Ă© algo complicado.Â
âNĂŁo mexo com celular. AliĂĄs, nem tenho. LĂĄ em casa, quem mexe com isso Ă© minha esposaâ, disse ele Ă AgĂȘncia Brasil.
JoĂŁo Lino explicou que, diante das notĂcias de descontos irregulares nas aposentadorias das pessoas, resolveu ir aos Correios para checar sua situação.
âAcho o extrato [com informaçÔes sobre os benefĂcios recebidos] muito confuso. A gente sĂł vĂȘ o valor que recebe. Vim aqui para ver se isso aconteceu comigo tambĂ©mâ.
Ele foi o Ășnico que conseguiu ser atendido, naquele momento, em meio Ă instabilidade do sistema. Para sua sorte, nĂŁo houve nenhum desconto de associação.
âAproveitei entĂŁo para tentar resolver um outro problema, mas eles disseram que ele sĂł poderia ser resolvido em uma agĂȘncia do INSSâ, acrescentou ao se referir a um golpe que sofreu, de emprĂ©stimo consignado de R$ 14 mil feito em seu nome. Desde setembro de 2023, ele paga quase R$ 360 pelo emprĂ©stimo.
âNĂŁo tenho a menor ideia de como fizeram esse emprĂ©stimoâ, lamentou.
Â
Serviços
As agĂȘncias dos Correios estĂŁo habilitadas para ajudar os beneficiĂĄrios a consultarem se hĂĄ descontos associados em seus benefĂcios. Caso seja confirmado o desconto irregular, Ă© possĂvel fazer a constatação, bem como acompanhar o resultado da contestação.
Devido Ă instabilidade no sistema, o aposentado Dilson Pereira Passos, 72, acabou nĂŁo conseguindo elucidar suas dĂșvidas sobre descontos associativos feitos em seu benefĂcio.Â
âVim aqui porque nĂŁo sei usar o celularâ, justificou.
Ele diz nunca ter autorizado qualquer associação a fazer esses descontos.Â
â Quero agora checar quanto jĂĄ paguei e ver o que pode ser feito [para ter, de volta, os valores pagos irregularmente]â, acrescentou momentos antes de deixar a agĂȘncia dos Correios.
Jorge Messias explicou que âuma vez nĂŁo identificada a autorização, ele [o beneficiĂĄrio] poderĂĄ apresentar a contestação, alĂ©m de ser informado de todas as etapas necessĂĄrias para que tenha o seu direito garantido. Essa Ă© a determinação do governo federalâ, explicou Jorge Messias.
Ressarcimento até o final do ano
O AGU reiterou que o governo pretende ressarcir todas as vĂtimas atĂ© o final do ano. O pagamento Ă© garantido pelo orçamento de 2025, mas a expectativa Ă© de que os cofres pĂșblicos sejam compensados por meio dos recursos obtidos a partir dos bloqueios cautelares feitos nas 12 entidades suspeitas.
âA determinação do presidente Lula Ă© que todas as entidades fraudadoras paguem pelos crimes e paguem tambĂ©m pelo dano patrimonial. Evidentemente que o governo nĂŁo vai ficar esperando de braços cruzados os aposentados serem ressarcidos por essas entidades. Vamos pagar com recursos da UniĂŁo e, depois, vamos ser ressarcidos por essas entidades, a partir da venda dos bens bloqueadosâ, explicou Messias.
A expectativa Ă© de que o INSS faça um balanço, no dia 4 de junho, quando encerra o primeiro ciclo de consultas.Â
âVamos entĂŁo anunciar o calendĂĄrio de pagamentos, a partir de um acordo que estĂĄ em fase de finalização, com a Defensoria PĂșblica da UniĂŁo, o MinistĂ©rio PĂșblico da UniĂŁoâ, acrescentou.
Contatado pela AgĂȘncia Brasil, a DataPrev informou que o atendimento aos aposentados e pensionistas do INSS estĂĄ ocorrendo normalmente, e que a instabilidade no sistema ocorreu “devido aos ajustes de regras de operação entre as redes da empresa e dos Correios”. A situação foi “rapidamente resolvida”, e nenhum incidente de segurança foi identificado no processo.
Â