Mais de 60 mil vĂ­timas de fraude no INSS foram atendidas nos Correios


Os Correios atenderam mais de 60 mil pessoas em todo o país nesta sexta-feira (30), quando começou o atendimento presencial de aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

O atendimento começou na manhĂŁ de hoje nas mais de 5 mil agĂȘncias da estatal. 

Os locais estĂŁo habilitados para consultas e contestaçÔes relativas aos descontos irregulares feitos por entidades associativas desde 2019. Caso seja confirmado o desconto irregular, Ă© possĂ­vel fazer a constatação, bem como acompanhar o resultado da contestação.​

O atendimento Ă© gratuito, com prioridade aos aposentados e pensionistas nas agĂȘncias com sistema de gestĂŁo de filas ou guichĂȘs exclusivos. Mas, logo no começo do dia, foi identificada instabilidade no sistema de atendimento. 

A sobrecarga no sistema ocorreu devido ao grande nĂșmero de acessos ao sistema do INSS. A instabilidade, segundo os Correios, durou cerca de uma hora e dificultou o atendimento presencial.

Pagamento

Ainda nesta sexta-feira, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, reiterou que o governo pretende ressarcir todas as vítimas até o final do ano.

O pagamento Ă© garantido pelo orçamento de 2025, mas a expectativa Ă© de que os cofres pĂșblicos sejam compensados por meio dos recursos obtidos a partir dos bloqueios cautelares feitos nas 12 entidades suspeitas.

A expectativa é de que o INSS faça um balanço, no dia 4 de junho, quando encerra o primeiro ciclo de consultas. 

AGÊNCIA BRASIL