Fraude no INSS: Congresso deve instalar CPI mista na prĂłxima semana

O Congresso deve instalar, na próxima semana, a CPI mista para investigar fraudes em benefícios do INSS. A expectativa é que o requerimento seja lido na terça-feira (17) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O esquema de descontos não autorizados teria retirado entre R$ 2 bilhÔes e R$ 3 bilhÔes de aposentados e pensionistas.

A estimativa foi apresentada pelo ministro da PrevidĂȘncia Social, Wolney Queiroz, durante audiĂȘncia conjunta de duas comissĂ”es da CĂąmara, realizada ontem. O ministro destacou que ainda nĂŁo se sabe a real dimensĂŁo do prejuĂ­zo. AtĂ© o momento, mais de 3 milhĂ”es de aposentados e pensionistas jĂĄ contestaram os descontos em seus benefĂ­cios.

O INSS tem encaminhado pedidos para que as entidades responsåveis devolvam os valores descontados das vítimas. No Congresso, o projeto que propÔe o fim dos descontos automåticos em benefícios do Instituto estå parado no plenårio da Cùmara. Segundo o ministro, cabe aos parlamentares decidirem se a cobrança serå mantida ou não.

AtĂ© agora, o governo federal ainda nĂŁo apresentou um plano de ressarcimento completo Ă s vĂ­timas das fraudes. Apenas os descontos referentes ao mĂȘs de abril foram devolvidos atĂ© o momento.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.  

PORTAL PARAÍBA