STF inicia depoimentos da acusação na ação sobre tentativa de golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira (14) a fase de depoimentos das testemunhas de acusação no julgamento dos réus dos núcleos 2, 3 e 4 da suposta tentativa de golpe de Estado. As oitivas serão realizadas até 23 de julho, por videoconferência, e incluem políticos e militares citados pelos acusados.

Entre os depoentes está o tenente-coronel Mauro Cid, que fala na condição de informante por firmar acordo de colaboração premiada.

As oitivas das testemunhas de defesa estão divididas por núcleo:

— Núcleo 2: entre 15 e 21 de julho
— Núcleo 3: de 21 a 23 de julho
— Núcleo 4: dias 15 e 16 de julho

Todos os réus respondem por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Ainda nesta segunda-feira, a Procuradoria-Geral da República entrega as alegações finais no processo do Núcleo 1, considerado o núcleo central. Entre os acusados está o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Após a PGR, a defesa de Mauro Cid terá 15 dias para se manifestar. Em seguida, as demais defesas terão um prazo conjunto de também 15 dias. Mesmo com o recesso do Judiciário, os prazos seguem ativos, já que um dos réus, o general Walter Braga Netto, permanece preso.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.

PORTAL PARAÍBA