O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem em simulações de segundo turno para as eleições de 2026. A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (21), mostra que Lula obteve crescimento nas intenções de voto, especialmente contra os principais candidatos da direita.
Lula supera a maioria dos adversários
Nos oito cenários testados, Lula se destacou. Em todos, ele superou os adversários da direita. A pesquisa incluiu governadores como Eduardo Leite (PSD), Ratinho Jr. (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). Também foram analisados membros da família Bolsonaro, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os filhos Eduardo e Flávio, todos do PL.
Tarcísio e Ratinho Jr. são os mais fortes da direita
Entre os candidatos da direita, Tarcísio de Freitas se destacou com 35% das intenções de voto, contra 43% de Lula. A diferença foi de 8 pontos. Ratinho Jr. ficou em seguida, com 34%, enquanto Lula alcançou 44%, ampliando a diferença para 10 pontos.
Família Bolsonaro: Lula lidera com folga
A pesquisa também mostrou que Lula tem uma vantagem ampla sobre os membros da família Bolsonaro. Contra Jair Bolsonaro, que está inelegível, Lula registra 47% das intenções de voto, contra 35% do ex-presidente. Contra Michelle Bolsonaro, o petista tem 47%, enquanto a ex-primeira-dama soma 34%. Com Eduardo Bolsonaro, a diferença é similar: 47% para Lula e 32% para Eduardo.
O pior desempenho foi de Flávio Bolsonaro, com 32% das intenções de voto, contra 48% de Lula. Esse foi o único cenário onde Lula não ampliou a vantagem, já que Flávio não estava presente na pesquisa anterior.
Resultados com outros governadores
Lula também se saiu bem contra outros governadores. Ele marcou 46% contra 32% de Zema, e 47% contra 31% de Caiado. Em relação a Eduardo Leite, Lula subiu de 41% para 46%, enquanto Leite caiu de 36% para 30%. A diferença entre os dois aumentou de 5 para 16 pontos.