Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro realizaram, neste domingo (7), um ato na avenida Paulista, em São Paulo, pedindo anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Os manifestantes também exibiram bandeiras do Brasil, Estados Unidos e Israel, além de uma bandeira gigante americana.
A mobilização foi convocada pelo pastor Silas Malafaia e por lideranças religiosas. O ato faz parte de uma série de manifestações organizadas em capitais do país. Em São Paulo, os participantes começaram a se concentrar por volta das 13h.
Entre os cartazes exibidos, alguns traziam mensagens como: “Fé em Deus, Eduardo Bolsonaro. Edu, nós o apoiamos. Donald Trump, thank you very much”. Outros pediam “Fora Moraes”, “Bolsonaro livre” e “SOS Trump”. O protesto começou com gritos de “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”, seguido da execução do Hino Nacional.
Contexto político e julgamento no STF
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em Brasília e não participou do ato. O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na terça-feira (9) o julgamento em que o ex-presidente pode ser condenado por golpe de Estado e outros quatro crimes, com penas que somam até 43 anos de prisão.
Na semana passada, o STF começou a julgar Bolsonaro e outros sete réus pela tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Pressão por anistia no Congresso
Paralelamente, cresce a pressão no Congresso Nacional para aprovar uma proposta de anistia. O PL, partido de Bolsonaro, lidera a campanha, com apoio de parte do Centrão. Aliados defendem uma anistia geral, que incluiria o ex-presidente.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não pautou nenhum projeto. No Senado, discute-se uma alternativa que excluiria Bolsonaro e apenas reduziria penas dos golpistas já condenados.
O presidente Lula se posiciona contra a anistia e pediu mobilização social para barrar a proposta.
Segurança reforçada
A Polícia Militar de São Paulo reforçou a segurança na Paulista e monitorou o ato em tempo real pelo sistema Olho de Águia.
Resumo da notícia
-
Apoiadores de Bolsonaro realizaram ato neste domingo (7) na avenida Paulista.
-
Manifestantes exibiram bandeiras do Brasil, EUA e Israel.
-
Pastor Silas Malafaia convocou a mobilização nacional.
-
STF julga Bolsonaro por golpe de Estado e outros quatro crimes.
-
Congresso discute proposta de anistia; Lula é contra.