Milhares de pessoas foram as ruas das capitais do Brasil neste domingo (21) para protestar contra a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado e a chamada PEC da Blindagem, que prevĂȘ exigĂȘncia de autorização do Congresso para processar criminalmente deputados e senadores.Â
Foram registradas multidĂ”es nas ruas de grandes cidades como Salvador, Recife, Natal e Belo Horizonte, BrasĂlia, SĂŁo Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 33 cidades tiveram atos, incluindo todas as capitais.
Com o mote âCongresso Inimigo do Povoâ, os manifestantes exigiram a prisĂŁo do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisĂŁo por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, entre outros crimes.
>>Â Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem
Â
Em Salvador (BA), milhares de pessoas se concentraram no bairro da Barra, na beira da praia, onde a cantora Daniela Mercury se apresentou para o pĂșblico. âBandidagem nĂŁo Ă© com a genteâ, disse a artista baiana.
O ato contou ainda com o ator Wagner Moura, que também cantou, além de elogiar o julgamento da trama golpista que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados.
âEu fiquei com vontade de falar sĂł do momento extraordinĂĄrio pelo qual passa a democracia brasileira, que Ă© exemplo para o mundo inteiro. A gente que sempre cresceu dizendo que nossa democracia Ă© frĂĄgil, que ela Ă© jovem. Nossa democracia botou para âlenharâ [para quebrar]â, disse Wagner Moura.
Em Belo Horizonte (MG), uma multidĂŁo ocupou as ruas do centro da cidade, em concentração na Praça Raul Soares, com gritos de âsem anistia para golpistasâ. O ato tambĂ©m contou com apresentação de artistas, entre elas, a cantora Fernanda Takai, da banda Pato Fu.
Em Recife (PE), o ato começou por volta das 14h, na Rua da Aurora, no centro da capital pernambucana, com o desfile do bloco de frevo Eu Acho é Pouco, com uma das mais tradicionais orquestras do carnaval de Olinda. Grupos de maracatu também marcam presença no ato.
A capital paraibana JoĂŁo Pessoa (PB) tambĂ©m fez um protesto nesse domingo, com gritos de âFora, Hugo Mottaâ, que Ă© um deputado federal paraibano e preside a CĂąmara dos Deputados. O parlamentar foi um dos principais alvos dos protestos pelo seu papel de pautar a votação que aprovou a PEC da Blindagem na Casa.
TambĂ©m foram registrados atos em BelĂ©m (PA); Teresina (PI); Natal (RN); Fortaleza (CE); Porto Alegre (RS); FlorianĂłpolis (SC); BrasĂlia (DF); Rio de Janeiro (RJ) e SĂŁo Paulo (SP).Â
Convocados pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligados ao PSOL e PT, as manifestaçÔes contaram com a presença de sindicatos, grupos estudantis, artistas e movimentos sociais, como MST e MTST, além de outros partidos de esquerda e centro-esquerda.
Â