CPI do Crime Organizado ouve promotor que investiga o PCC nesta quarta-feira

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado (CPI), que investiga a atuação do crime organizado, ouve nesta quarta-feira (19) o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, que investiga o Primeiro Comando da Capital (PCC) desde o início dos anos 2000. Além dele, o diretor de Inteligência Penal da Secretaria Nacional de Políticas Penais, Antônio Glautter de Azevedo Morais, também participará das oitivas.

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, foi a primeira autoridade ouvida nesta terça-feira (18). Durante a fala, ele defendeu que as autoridades devem fazer uma diferenciação clara do que está sendo enfrentado quando a pauta é crime organizado.

Com 11 senadores titulares e sete suplentes, a Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime Organizado foi instalada no dia 4 de novembro. Tem como presidente o senador Fabiano Contarato (PT-ES), como vice o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e como relator Alessandro Vieira, que requereu sua criação.

A CPI tem 120 dias para concluir os trabalhos, investigando a atuação, a expansão e o funcionamento de organizações criminosas, em especial de facções e milícias, investigando seu modus operandi, as condições de instalação e desenvolvimento em cada região e as estruturas de tomada de decisão, para identificar soluções para o seu combate, especialmente por meio do aperfeiçoamento da legislação.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.

PORTAL PARAÍBA