O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realiza, no próximo sábado (29), um mutirão de vasectomia, onde 30 pacientes serão beneficiados durante a ação, que acontece dentro da campanha ‘Novembro Azul’, reforçando os cuidados com a saúde do homem.
Uma grande estrutura está sendo preparada pela Coordenação do Serviço de Urologia do hospital para garantir o melhor atendimento aos pacientes, que já estão participando do programa de planejamento familiar do HMSI, aguardando a realização da cirurgia.
A ação enfatiza, principalmente, a importância do planejamento familiar, bem-estar dos homens e da sua família, como afirma o médico urologista Rafael Rebouças. Ele lembra que no programa de planejamento familiar ofertado pelo hospital, os homens participam de consultas psicológicas, palestras informativas sobre a cirurgia de vasectomia e só depois de 60 dias que estão aptos a passar pelo procedimento. “Todos os homens selecionados para participar desse mutirão participaram desse programa e passaram por todas as etapas necessárias”, explicou o médico.
A realização do mutirão envolve uma grande equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, recepcionistas, psicólogos, serviço social, agentes administrativos, coordenadores e equipe diretiva do hospital.
Cirurgia – A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples e rápido e não interfere na função sexual. Realizado em bloco cirúrgico ou ambulatório, conta com anestesia local e dura em torno de 30 minutos. Não há necessidade de internação hospitalar.
Estudo urodinâmico – Também no sábado (29) será inaugurado o estudo urodinâmico, exame fundamental que detecta o mau funcionamento da bexiga, tanto em homens quanto em mulheres, inédito na Rede Municipal de Saúde. O estudo urodinâmico é muito importante para pacientes com aumento da próstata, mulheres e homens com incontinência urinária e pacientes com doenças neurológicas da bexiga, que passam a contar com esse exame no Hospital Santa Isabel.
Ao disponibilizar a realização do exame, que atualmente é muito difícil a oferta na rede pública, o HMSI expande esse atendimento, oferecendo mais um serviço para os usuários do SUS, favorecendo pacientes com patologias prostáticas ou vesicais.









