A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro emitiu neste domingo (4) alerta para a ocorrĂȘncia de chuvas intensas com raios em todos os municĂpios fluminenses, em razĂŁo da atuação de uma Zona de ConvergĂȘncia do AtlĂąntico Sul (ZCAS). O aviso Ă© vĂĄlido das 8h deste domingo (4) atĂ© as 6h de segunda-feira (5).
De acordo com a Defesa Civil e o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), estĂŁo previstas pancadas isoladas de chuva de intensidade moderada a forte.
A orientação Ă© que a população acompanhe as atualizaçÔes dos ĂłrgĂŁos oficiais e que siga as recomendaçÔes da Defesa Civil local e do plano de contingĂȘncia municipal. Em caso de emergĂȘncia, os telefones 199 ou 193 devem ser acionados.
O Centro de OperaçÔes e ResiliĂȘncia da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informou neste domingo (4) que o municĂpio do Rio de Janeiro entrou no EstĂĄgio 2 Ă s 8h07, devido a registros de chuva e vento forte na regiĂŁo do maciço da Tijuca, que compreende a Floresta da Tijuca.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, nĂșcleos que atuavam na regiĂŁo do Centro, zona norte e BaĂa de Guanabara perderam intensidade no inĂcio da tarde. Outros nĂșcleos isolados permanecem atuando sobre a zona sudoeste e sobre o Maciço da Tijuca. HĂĄÂ previsĂŁo de pancadas de chuva moderada a forte a qualquer momento.
A Defesa Civil do municĂpio do Rio acionou, Ă s 8h deste domingo, trĂȘs sirenes na comunidade da Formiga, na zona norte do Rio, por conta do grande volume de chuva. Ăs 9h15, as sirenes foram silenciadas, apĂłs ausĂȘncia de registro de chuva forte. O Sistema de Alerta e Alarme conta com 164 equipamentos em 103 comunidades da cidade.
Na Região Serrana do Rio de Janeiro, a Defesa Civil de Petrópolis emitiu, às 11h35 deste domingo (4), um alerta via SMS para a previsão de chuva moderada a forte, podendo vir acompanhada de raios e rajadas de vento na cidade.




