A Sudema notificou três empreendimentos na orla de João Pessoa durante o terceiro dia da Operação Orla Limpa. A fiscalização ocorreu nesta quarta-feira (14), no bairro de Tambaú, e teve foco na adequação das ligações de esgoto e na manutenção de caixas de gordura. Os estabelecimentos têm 15 dias para regularização.
A operação é preventiva e educativa. Principalmente, busca evitar transbordamentos e impactos ambientais causados por descarte irregular de resíduos. Além disso, técnicos também analisam outras possíveis irregularidades ambientais nos imóveis vistoriados.
Empreendimentos notificados
Durante a ação, a Sudema emitiu as seguintes notificações:
-
Peres Lava Jato e Estética Automotiva – Notificado para regularizar a caixa separadora de água e óleo. Também foi multado em 30 UFR-PB por ausência de licenciamento ambiental. Prazo: 15 dias.
-
Restaurante Tábua de Carne – Notificado para readequar a caixa de gordura e realizar a impermeabilização do poço da bomba de recalque. Prazo: 15 dias.
-
Pousada Tambaú Familly – Notificada para regularizar a caixa de gordura. Prazo: 15 dias.
O que acontece após o prazo
Encerrado o prazo, a Sudema fará novas vistorias para verificar o cumprimento das exigências.
Caso as irregularidades permaneçam, os empreendimentos podem sofrer autuação, embargo de atividades e suspensão de licenças ambientais, conforme a legislação vigente.
Quem participa da Operação Orla Limpa
A ação é coordenada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e conta com a participação de:
-
Sudema;
-
Cagepa;
-
Seinfra-JP;
-
Semam-JP;
-
Semas-PB.
A próxima fiscalização está prevista para segunda-feira (19), novamente em Tambaú.








