Julgamento da extradição de Carla Zambelli ocorre nesta terça na Itália

O julgamento sobre a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está marcado para esta terça-feira (10) na Itália. Presa em Roma, a decisão da Justiça italiana definirá se a ex-parlamentar, que também possui cidadania do país europeu, será extraditada para o Brasil. Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 15 anos e 3 meses de prisão, motivando o pedido de extradição.

A expectativa é alta, visto que o processo já foi adiado por quatro vezes. A cidadania italiana da ex-deputada pode ser um fator relevante na determinação da corte.

Condenações que levaram ao pedido de extradição

Carla Zambelli foi condenada em duas sentenças, totalizando 15 anos e 3 meses de prisão. Uma das condenações está ligada à invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conjunto com um hacker. O objetivo era emitir uma ordem de prisão falsa contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

A outra condenação refere-se a um incidente durante o segundo turno das eleições de 2022, quando Zambelli perseguiu um homem com arma em punho. Esses crimes resultaram no pedido de extradição formalizado pelas autoridades brasileiras.

PORTAL PARAÍBA