Banda Long Way Home estreia no Festival Alumiô com veteranas do rock paraibano
Banda Long Way Home estreia no Festival Alumiô com veteranas do rock paraibano
(Foto: divulgação)

O Festival Alumiô, que acontece neste fim de semana em João Pessoa, será palco da estreia da banda indie Long Way Home, formada por quatro integrantes já conhecidas da cena rock paraibana. O show será neste sábado (20), às 19h, na Vila do Porto (Palco Vila), no bairro do Varadouro. A entrada é gratuita.

Criada em julho de 2024, a Long Way Home reúne Débora Gil Pantaleão (vocal e guitarra), Angela Lacerda (baixo e backing vocal), Aline Myrtes (guitarra e backing vocal) e Ingridy Alves (bateria e backing vocal). Apesar de recente, a banda nasce da longa trajetória de suas integrantes, que já marcaram presença em projetos importantes do rock feminino e independente da Paraíba desde os anos 2000.

Na estreia, o público poderá conferir, em primeira mão, o repertório autoral que o grupo vem desenvolvendo desde o ano passado. As músicas, todas em inglês, abordam experiências, críticas ao capitalismo, questões de saúde mental, sentimentos e dilemas pessoais das integrantes.

“ Acredito que, no geral, todas esperamos nos divertir no show, se sentir bem. É uma sensação indescritível para cada uma estar no palco e, especificamente para mim, espero que nesse primeiro show as pessoas gostem e vejam como temos trabalhado, que entendam a proposta das músicas autorais e um pouco da pegada do rock mais indie, com letras em inglês. Também pretendemos criar em outras línguas, como o Francês, e tentar sensibilizar o máximo de pessoas ”, disse Débora Gil Pantaleão.

“ Estamos ansiosas para tocar algumas das nossas músicas mais instigadas, sabemos que nos shows algumas músicas podem puxar mais a galera, nesse contexto, queremos apresentar ‘If you want this’, que tem uma pegada enérgica, e ‘By my side’, que é uma música que tem uma levada mais pesada entre as outras ”, complementou Aline Myrtes.

Long Way Home celebra amizade, conexão musical e fortalece a cena autoral

A relação musical entre as integrantes vem de longa data: as quatro começaram a tocar juntas em 2008, na banda Ladies Die e seguiram caminhos diversos até se reencontrarem neste novo projeto. O nome Long Way Home reflete justamente esse retorno às origens e a memória afetiva da amizade construída nos palcos e na vida.

Débora e Ângela, por exemplo, integraram a banda Bárbara, formada em 2007, considerada uma das primeiras de rock feminino da capital. O grupo ficou conhecido pelas apresentações no Centro Histórico da cidade e chegou a abrir shows de artistas consagrados como Pitty (BA) e Reginaldo Rossi (PE).

Já Ingridy e Aline integraram a Noskill (2009), que chegou a dividir palco com nomes nacionais e internacionais como Bambix (Holanda), Team Dresch (EUA), Pitty (BA) e Dead Fish (SP), além de realizar uma turnê com a Dominatrix (SP). A Noskill, inclusive, está se preparando para um show de retorno em outubro deste ano.

De acordo com o grupo, o que diferencia a Long Way Home das outras bandas das quais as integrantes já participaram é o contexto atual, a maturidade musical e de vivências, além do fortalecimento da amizade. A banda também se insere no movimento de bandas femininas e LGBTQIA+ que ajudaram a diversificar a cena rock independente e autoral do Nordeste.

A estreia no Festival Alumiô representa um marco importante para o projeto.

“ A Paraíba, embora seja muito rica em artistas — seja na música, na literatura, na dança etc. —, a gente sabe como é muito sofrido existir e fazer arte. Um festival como o Alumiô não consegue preencher um buraco, mas vem reivindicar esse lugar da música paraibana, da criação de festivais locais. Muitos artistas iniciantes precisam desse espaço, sobretudo mulheres ”, finaliza Débora Gil.

Serviço:

Atração: Estreia da banda Long Way Home
Local: Vila do Porto (Palco Vila – Festival Alumiô), Varadouro, João Pessoa
Data: Sábado, 20 de setembro de 2025
Horário: 19h
Entrada gratuita

PARAÍBA JÁ