A Câmara dos Deputados rejeitou o pedido de cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A perda do mandato foi negada por insuficiência de votos durante a sessão plenária. A deputada foi condenada em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Para aprovar a cassação, eram necessários 257 votos favoráveis. No entanto, o placar final registrou 227 deputados votando a favor da perda do mandato. Por outro lado, 110 deputados votaram contra, além de 10 abstenções. Com isso, a representação da Mesa Diretora contra Zambelli será arquivada.
A condenação definitiva da deputada pelo STF se deu por sua participação na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Atualmente, Carla Zambelli está presa na Itália. A prisão ocorreu após ela fugir do Brasil devido ao trânsito em julgado do processo. O Supremo Tribunal Federal aguarda o processo de extradição da parlamentar.
Entre os representantes da Paraíba na Câmara, apenas um deputado votou contra a cassação de Carla Zambelli. O Cabo Gilberto Silva (PL) votou “Não”, manifestando-se a favor da manutenção do mandato.
O deputado Hugo Motta (Republicanos) não participou da votação. Ele estava presidindo a sessão no momento.
Sim – voto a favor da perca do mandato
Não – voto para manter o mandato
Veja o voto dos demais deputados paraibanos:
-
Aguinaldo Ribeiro (PP) – Sim
- Cb Gilberto Silva (PL) – Não
-
Gervásio Maia (PSB) – Sim
-
Luiz Couto (PT) – Sim
-
Mersinho Lucena (PP) – Sim
-
Romero Rodrigues (Podemos) – Abstenção






