A ConferĂȘncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança nesta Quarta-Feira de Cinzas (5) a Campanha da Fraternidade 2025, com o tema Fraternidade e Ecologia Integral.Â
JĂĄ o lema bĂblico escolhido para a campanha e extraĂdo do livro do Genesis Ă©: âDeus viu que tudo era muito bomâ.
Em nota, a CNBB destacou que a campanha foi inspirada na publicação da Carta EncĂclica Laudato Siâ do papa Francisco que, em 2025, completa 10 anos; nos 800 anos da composição do CĂąntico das Criaturas de SĂŁo Francisco de Assis; e na 30ÂȘ ConferĂȘncia das Partes (COP30), a ser realizada em novembro em BelĂ©m.
âO objetivo geral da campanha Ă© promover, em espĂrito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversĂŁo integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terraâ, informou a entidade.
Mensagem do papa
A CNBB divulgou ainda uma mensagem enviada pelo papa Francisco em razĂŁo da Campanha da Fraternidade 2025. No documento, o pontĂfice louva o que chama de âesforço em propor o tema da ecologia, junto Ă desejada conversĂŁo pessoal a Cristoâ.
O santo padre chama a atenção de toda a humanidade para a âurgĂȘncia de uma necessĂĄria mudança de atitudeâ em nossas relaçÔes com o meio ambiente e recorda que a atual crise ecolĂłgica simboliza um apelo a uma profunda conversĂŁo interior.
âO meu predecessor de venerĂĄvel memĂłria, SĂŁo JoĂŁo Paulo II, jĂĄ alertava que era preciso estimular e apoiar a âconversĂŁo ecolĂłgicaâ, que tornou a humanidade mais sensĂvel ao tema do cuidado com a casa comumâ, destacou Francisco.
âQue todos nĂłs possamos, com o especial auxilio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicçÔes e prĂĄticas para deixar que a natureza descanse das nossas exploraçÔes gananciosasâ, concluiu.
Entenda
Celebrada nacionalmente desde 1964, a campanha da fraternidade, de acordo com a CNBB, Ă© um modo de a Igreja CatĂłlica no Brasil celebrar o perĂodo da quaresma, em preparação para a PĂĄscoa, com atitudes de oração, jejum e caridade.
âO ponto alto da campanha Ă© a coleta da solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos â neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos sĂŁo destinados a projetos sociais em todo o paĂs.â
Â