A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, deve se reunir nesta terça-feira (10) com os presidentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país para alinhar as estratégias para as eleições de 2026.
O principal ponto da pauta é a apresentação de uma proposta com dez recomendações de conduta ética para os juízes eleitorais. O encontro também abordará os principais desafios para o pleito, como o combate à desinformação e a regulamentação do uso de inteligência artificial (IA) nas campanhas.
Entre as sugestões destacam-se a proibição de recebimento de presentes ou vantagens que possam gerar dúvidas sobre a isenção dos magistrados e a vedação à participação em eventos, públicos ou privados, onde haja confraternização com candidatos ou pessoas diretamente envolvidas em campanhas, para evitar conflitos de interesse.
As regras proíbem ainda manifestações de preferência política, inclusive em redes sociais, para preservar a imagem de imparcialidade da Justiça Eleitoral.






