Central de Atendimento do Judiciário registra mais de 5 mil atendimentos em fase-piloto

Com pouco tempo em operação experimental, a Central de Atendimento do Judiciário (CAJU) registrou mais de 5 mil atendimentos. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A nova ferramenta é uma implementação do Balcão Virtual, no aprimoramento do atendimento ao público, além de ser um dos projetos do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário paraibano.

Nos próximos dias, a implantação será concluída em todas as unidades judiciárias da Grande João Pessoa e, em seguida, será expandida para as demais comarcas do Estado, garantindo que o(a) cidadão(ã) e advogado(a) em todo o território tenham acesso a um atendimento mais ágil e eficiente.

A juíza auxiliar da Presidência e coordenadora do CAJU, Maria Aparecida Gadelha, explicou que a Central visa o aperfeiçoamento da comunicação da Justiça com o cidadão, possibilitando também a inovação tecnológica para o Judiciário, salientando que o projeto está em fase-piloto de implantação.

“O mecanismo permite, ainda, a coleta de dados para que nós possamos aperfeiçoar o atendimento dos nossos servidores em relação ao cidadão, ao jurisdicionado, no sentido de dar os encaminhamentos e esclarecimentos solicitados, da maneira mais clara possível e mais compreensível”, comentou a magistrada Aparecida Gadelha.

Ela salientou que o CAJU, no futuro, viabilizará três níveis de atendimento: por meio de um robô com fornecimento de informações ao público; atendimento presencial para o esclarecimento de dúvidas e a última, diretamente na unidade judiciária.

O diretor da Ditec, Daniel Melo, ressaltou que as ações na implementação da nova ferramenta para o Balcão Virtual seguem  avançando. Segundo pontuou, a nova solução traz uma série de benefícios, incluindo uma interface mais intuitiva e recursos que otimizam o tempo de resposta às solicitações. O mecanismo proporciona, ainda, uma maior comodidade para os usuários, além de um controle estatístico detalhado do volume de atendimentos, viabilizando a análise de dados para aprimoramento contínuo dos serviços prestados, segundo reforçou Daniel.

“O impacto positivo da nova ferramenta já pode ser observado: em poucos dias de operação, foram realizados mais de 5 mil atendimentos, demonstrando a crescente adesão dos usuários e a efetividade da solução na facilitação do acesso aos serviços judiciais. Com a expansão para todas as unidades do Estado, a expectativa é de um aumento ainda maior na capacidade de atendimento, reforçando o compromisso da Ditec com a inovação e a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelo Tribunal”, exaltou.

PORTAL PARAÍBA