A chuva veio, mas não atrapalhou a terceira noite do Carnaval Tradição 2025 que recebeu, nesta segunda-feira (3), 13 agremiações na Avenida Duarte da Silveira. O evento, que é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), e Liga Carnavalesca de João Pessoa, segue até esta terça-feira (4), a partir das 17h.
“Estamos constatando neste ano de 2025 um forte crescimento do nosso Carnaval Tradição. A nossa política de cultura, de proteção e de acolhimento às culturas populares, culturas carnavalescas, começa a dar resultados. A prova é esse belíssimo Carnaval Tradição. Todas as agremiações estão muito mais qualificadas. Elas vieram preparadas para uma belíssima disputa”, avaliou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele também comentou a importância da valorização das culturas populares. “Nós sabemos que é muito importante para a Prefeitura de João Pessoa esse movimento de estímulo e fortalecimento das culturas populares de perfil carnavalesco. Cada ala ursa, cada tribo indígena carnavalesca, cada clube de orquestra e escola de samba, assim como os maracatus, desenvolvem a nossa memória, a nossa história e carregam marcas das nossas identidades enquanto povo, enquanto cidade. Daí a importância de valorizarmos, promovermos e estimularmos o Carnaval Tradição”, acrescentou o diretor.
Terceira noite – Nesta segunda-feira (3), as estrelas da programação foram os convidados Maracatu Pé de Elefante, Maracatu Baque Mulher e Ala Ursa Urso Alpha. Desfilaram ainda as ala ursas Treme Terra (A), Gorila Louco (A), Urso Branco (A), Urso da Paz (A), Gavião (A), Santa Cruz (A), Sem Lenço e Sem Documento (A), Solitário (A), Panda (A) e Jamaica (A).
Público – A cada noite do Carnaval Tradição o público mostra que é apaixonado pelo evento, por suas agremiações e faz questão de prestigiá-las. Nesta segunda-feira, mesmo com a chuva, a dona de casa Luci Medeiros foi para a avenida.
“Passei o dia torcendo para a chuva parar e não atrapalhar os desfiles, mas mesmo se tivesse chovendo muito eu teria vindo. Eu amo o Carnaval Tradição. Essa chuvinha que passou por aqui serviu para aliviar o calor. Fica até mais emocionante. Está maravilhoso”, disse.
O servente de pedreiro Willison Santiago também não perde o evento. “Eu venho sempre para o Carnaval Tradição. Acho muito bacana, organizado. É uma cultura antiga e é bom sempre estar apresentando isso ao pessoal mais jovem. Valoriza as escolas de samba, mas também as ala ursas, as tribos indígenas e os clubes de frevo. Vim curtir e me sinto bem tranqüilo, porque é um ambiente muito seguro”, observou.
A lavadeira Sueli Félix também é uma admiradora do Carnaval Tradição. “Eu gosto muito desse evento. Não perco nunca e todo ano estou aqui. Além de ser uma valorização da nossa cultura, com essa beleza que está desfilando, eu me sinto bastante segura aqui, porque a gente vê que tem policiamento. Venho sempre com a minha família”, afirmou.
Alexandra da Silva é técnica de enfermagem e aproveitou a folga para prestigiar o desfile. “Eu gosto muito do Carnaval Tradição. Venho todos os anos e vejo que está melhor, a arquibancada, tem espaço, segurança também. Estou preparada para ficar até o final. Essa é a nossa cultura viva”, comentou.
Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp