Foto: Divulgação


Na manhã desta segunda-feira (21) a vereadora e ex-secretária de Assistência Social de Campina Grande, Pâmela Vital, visitou o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia. Na ocasião, ganharam destaque o debate sobre as políticas públicas e pesquisas voltadas para o semiárido e a possibilidade de novas parcerias, para atender comunidades rurais e periféricas e pensar novas ferramentas de fortalecimento da qualidade de vida.

A parlamentar foi acompanhada pelo professor José Etham Barbosa, diretor do INSA, e pela coordenadora de pesquisa Dra Dilma Trovão, e contou com a apresentação das áreas de atuação da Unidade de Pesquisa. Pâmela também foi apresentada às tecnologias e pesquisas desenvolvidas pelo Instituto, como o Sistema de Saneamento Ambiental e Reúso de Água (SARA) e o Banco Ativo de Germoplasma da cultura da palma forrageira.

Reforçando o debate em torno das iniciativas de promoção à saúde, segurança alimentar e qualidade de vida das populações rurais e periféricas, a vereadora também destacou a importância dos projetos de caráter social que promovem oportunidades e assistem à população em vulnerabilidade, e falou sobre a possibilidade de estreitar a comunicação com o INSA em parcerias futuras.

“Foi uma manhã de muito aprendizado, conhecendo e celebrando o trabalho incrível do  INSA, que diariamente realiza pesquisas tão importantes e necessárias e, ao mesmo tempo, atende tantas famílias. Muito especial acompanhar essas iniciativas e a forma como elas colaboram para o protagonismo e para o desenvolvimento da população rural, tanto da região de Campina Grande como de outros lugares. Precisamos continuar promovendo esse debate, fortalecendo a comunidade e cuidando de quem cuida da fauna e da flora”, comentou.

Na última semana a legisladora apresentou projetos como o “AGRIJOVEM” e o “LABJOVEM”, que destacam o protagonismo e a formação dos jovens da comunidade rural.

Da Redação com Ascom