Correios fazem primeiros atendimentos a vĂ­timas da fraude no INSS


O grande nĂșmero de acessos ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gerou instabilidade no primeiro dia de atendimento presencial, em agĂȘncias dos Correios, de aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefĂ­cios.

A instabilidade foi causada por uma sobrecarga no sistema, e durou cerca de uma hora, segundo os Correios.

A partir desta sexta-feira (30), as mais de 5 mil agĂȘncias da estatal estarĂŁo habilitadas para consultas e contestaçÔes relativas aos descontos irregulares feitos por entidades associativas desde 2019.

Parceria com Correios

Em BrasĂ­lia, o advogado-geral da UniĂŁo, Jorge Messias, visitou a agĂȘncia central dos Correios para acompanhar o atendimento presencial aos beneficiĂĄrios. 


BrasĂ­lia (DF), 30/05/2025. - O advogado-geral da UniĂŁo, Jorge Messias, durante entrevista em uma agĂȘncia dos correios.
A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderĂŁo consultar, contestar e acompanhar a anĂĄlise de descontos indevidos em seus benefĂ­cios diretamente nas agĂȘncias dos Correios.
Foto: Antonio Cruz/AgĂȘncia Brasil
BrasĂ­lia (DF), 30/05/2025. - O advogado-geral da UniĂŁo, Jorge Messias, durante entrevista em uma agĂȘncia dos correios.
A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderĂŁo consultar, contestar e acompanhar a anĂĄlise de descontos indevidos em seus benefĂ­cios diretamente nas agĂȘncias dos Correios.
Foto: Antonio Cruz/AgĂȘncia Brasil

O advogado-geral da UniĂŁo visitou agĂȘncia dos Correios para acompanhar consultas de aposentados e pensionistas do INSS.  Foto:  Antonio Cruz/AgĂȘncia Brasil

Segundo ele, Ă© possĂ­vel que o “pequeno problema de instabilidade” tenha sido causado por algum ataque hacker.

De acordo com a AGU, a DataPrev atuou, de imediato, para restabelecer a situação em todo território nacional.

“Hoje demos inĂ­cio ao ciclo de atendimento presencial aos nossos aposentados e pensionistas. É muito importante que esse atendimento ocorra com a maior segurança possĂ­vel, para que o aposentado tenha todas as informaçÔes que precisa para dar inĂ­cio ao seu ciclo de ressarcimento”, disse Messias.

Jorge Messias explicou que muitos aposentados e pensionistas, atĂ© mesmo em razĂŁo da idade, nĂŁo tĂȘm familiaridade com canais oficiais, como aplicativos e sites onde a consulta poderia ser feita.

“Alguns deles simplesmente não confiam na tecnologia”, acrescentou ao destacar a relevñncia de se fazer parcerias como a com os Correios, para fazer atendimento presencial.

Atendimentos

Segundo ele, mais de 2 mil atendimentos foram feitos logo nas primeiras horas. Um deles foi o aposentado João Lino dos Santos, de 69 anos. O atendimento remoto, para ele, é algo complicado. 

“NĂŁo mexo com celular. AliĂĄs, nem tenho. LĂĄ em casa, quem mexe com isso Ă© minha esposa”, disse ele Ă  AgĂȘncia Brasil.

João Lino explicou que, diante das notícias de descontos irregulares nas aposentadorias das pessoas, resolveu ir aos Correios para checar sua situação.


BrasĂ­lia (DF), 30/05/2025. - A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderĂŁo consultar, contestar e acompanhar a anĂĄlise de descontos indevidos em seus benefĂ­cios diretamente nas agĂȘncias dos Correios
Na foto, JoĂŁo Lino dos Santos
Foto: Antonio Cruz/AgĂȘncia Brasil
BrasĂ­lia (DF), 30/05/2025. - A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderĂŁo consultar, contestar e acompanhar a anĂĄlise de descontos indevidos em seus benefĂ­cios diretamente nas agĂȘncias dos Correios
Na foto, JoĂŁo Lino dos Santos
Foto: Antonio Cruz/AgĂȘncia Brasil

Aposentado do INSS JoĂŁo Lino dos Santos foi diretamente nas agĂȘncias dos Correios para consultar seu benefĂ­cio Foto – Antonio Cruz/AgĂȘncia Brasil

“Acho o extrato [com informaçÔes sobre os benefĂ­cios recebidos] muito confuso. A gente sĂł vĂȘ o valor que recebe. Vim aqui para ver se isso aconteceu comigo tambĂ©m”.

Ele foi o Ășnico que conseguiu ser atendido, naquele momento, em meio Ă  instabilidade do sistema. Para sua sorte, nĂŁo houve nenhum desconto de associação.

“Aproveitei entĂŁo para tentar resolver um outro problema, mas eles disseram que ele sĂł poderia ser resolvido em uma agĂȘncia do INSS”, acrescentou ao se referir a um golpe que sofreu, de emprĂ©stimo consignado de R$ 14 mil feito em seu nome. Desde setembro de 2023, ele paga quase R$ 360 pelo emprĂ©stimo.

“NĂŁo tenho a menor ideia de como fizeram esse emprĂ©stimo”, lamentou.

 

Serviços

As agĂȘncias dos Correios estĂŁo habilitadas para ajudar os beneficiĂĄrios a consultarem se hĂĄ descontos associados em seus benefĂ­cios. Caso seja confirmado o desconto irregular, Ă© possĂ­vel fazer a constatação, bem como acompanhar o resultado da contestação.

Devido Ă  instabilidade no sistema, o aposentado Dilson Pereira Passos, 72, acabou nĂŁo conseguindo elucidar suas dĂșvidas sobre descontos associativos feitos em seu benefĂ­cio. 

“Vim aqui porque não sei usar o celular”, justificou.

Ele diz nunca ter autorizado qualquer associação a fazer esses descontos. 

“ Quero agora checar quanto jĂĄ paguei e ver o que pode ser feito [para ter, de volta, os valores pagos irregularmente]”, acrescentou momentos antes de deixar a agĂȘncia dos Correios.

Jorge Messias explicou que “uma vez nĂŁo identificada a autorização, ele [o beneficiĂĄrio] poderĂĄ apresentar a contestação, alĂ©m de ser informado de todas as etapas necessĂĄrias para que tenha o seu direito garantido. Essa Ă© a determinação do governo federal”, explicou Jorge Messias.

Ressarcimento até o final do ano

O AGU reiterou que o governo pretende ressarcir todas as vĂ­timas atĂ© o final do ano. O pagamento Ă© garantido pelo orçamento de 2025, mas a expectativa Ă© de que os cofres pĂșblicos sejam compensados por meio dos recursos obtidos a partir dos bloqueios cautelares feitos nas 12 entidades suspeitas.

“A determinação do presidente Lula Ă© que todas as entidades fraudadoras paguem pelos crimes e paguem tambĂ©m pelo dano patrimonial. Evidentemente que o governo nĂŁo vai ficar esperando de braços cruzados os aposentados serem ressarcidos por essas entidades. Vamos pagar com recursos da UniĂŁo e, depois, vamos ser ressarcidos por essas entidades, a partir da venda dos bens bloqueados”, explicou Messias.

A expectativa é de que o INSS faça um balanço, no dia 4 de junho, quando encerra o primeiro ciclo de consultas. 

“Vamos entĂŁo anunciar o calendĂĄrio de pagamentos, a partir de um acordo que estĂĄ em fase de finalização, com a Defensoria PĂșblica da UniĂŁo, o MinistĂ©rio PĂșblico da UniĂŁo”, acrescentou.

Contatado pela AgĂȘncia Brasil, a DataPrev informou que o atendimento aos aposentados e pensionistas do INSS estĂĄ ocorrendo normalmente, e que a instabilidade no sistema ocorreu “devido aos ajustes de regras de operação entre as redes da empresa e dos Correios”. A situação foi “rapidamente resolvida”, e nenhum incidente de segurança foi identificado no processo.

 

AGÊNCIA BRASIL