A expectativa de vida das mulheres é de 79,7 anos no Brasil, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022. A longevidade se deve a uma combinação de fatores, que inclui comportamentos sociais, como cuidar da saúde. E esse cuidado merece uma atenção especial a partir dos 60 anos de idade, quando o corpo passa por uma série de mudanças.
A saúde da mulher a partir dos 60 anos de idade é o tema do episódio desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa. Para o bate-papo, a apresentadora Linda Carvalho recebeu os ginecologistas Eduardo Sérgio Sousa e Bruna Barreto, que orientam sobre os principais cuidados que as mulheres podem adotar para que a longevidade venha acompanhada de qualidade de vida.
Entre outras informações, os médicos explicam o que ocorre com o corpo da mulher na menopausa e no pós-menopausa, explicam por que se deve continuar a fazer exames preventivos como a mamografia e o Papanicolau após os 60 anos, desmistificam ideias sobre a vida afetiva e sexual nessa faixa etária e chamam a atenção para a importância de se “viver a beleza” de cada fase da vida.
ONDE ASSISTIR
Com enfoque em saúde, qualidade de vida, bem-estar e novidades da medicina, o videocast Sem Contraindicação é produzido pela equipe de Comunicação da Unimed João Pessoa.
Toda quinta-feira, um novo episódio é disponibilizado no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=5i-ld2Lt1FM), no Spotify e no portal do plano de saúde, que tem uma seção exclusiva para o programa. Para assistir ao episódio completo sobre a saúde da mulher a partir dos 60 anos de idade, é só acessar um desses canais.









