Os produtores rurais paraibanos tĆŖm garantido o plantio de vĆ”rias culturas agrĆcolas em todas as regiƵes do estado, por meio do Programa Estadual de Aquisição e Distribuição de Sementes Certificadas. A ação do Governo da ParaĆba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da AgropecuĆ”ria e da Pesca (Sedap-PB), representa quase R$ 12 milhƵes em investimentos na aquisição de 530 toneladas de sementes certificadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuĆ”ria (Embrapa) que vĆ£o beneficiar 53 mil produtores rurais paraibanos.
A Sedap-PB distribui sementes de milho, feijão vigna (macaçÔ), feijão phaseolus (carioquinha) e sorgo (para produção de forragem para os rebanhos) produzidas com alta precocidade, produtividade e resistência à seca que vem ocorrendo nas últimas semantes. O órgão estadual entrega as sementes às secretarias de agricultura das prefeituras municipais que ficam encarregadas de repassÔ-las aos produtores rurais por meio das associações e sindicatos rurais.
O secretĆ”rio de Estado do Desenvolvimento da AgropecuĆ”ria e da Pesca, Joaquim Hugo Vieira, ressalta que o Programa Estadual de Aquisição e Distribuição de Sementes Certificadas āĆ© mais uma ação importante do Governo do Estado, atravĆ©s da Sedap-PB, para gerar emprego e renda aos agricultores e agriculturas, ampliando tambĆ©m a produção agrĆcola da ParaĆbaā.
Joaquim Hugo acrescenta: āas sementes tĆŖm alta qualidade e o programa contribui para fixar as famĆlias no campo com dignidade, produzindoā.
A importĆ¢ncia do programa Ć© reforƧada pela opiniĆ£o de representantes de entidades e agricultores. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pirpirituba, Elienilson Pontes, assegura que as sementes representam a certeza do ĆŖxito no plantio. āĆ a semente que vai fixar o produtor rural no campo, vai dar condiƧƵes dele plantar, colher, poder trabalhar, ter uma rendaā, ressalta. Ele destaca que programas desenvolvidos pelo Governo da ParaĆba sĆ£o fundamentais para melhorar a vida do produtor rural.
JĆ” o agricultor JoĆ£o Medeiros, que reside na zona rural de Pirpirituba, no Brejo paraibano, ressalta a importĆ¢ncia das sementes recebidas por meio da Sedap-PB. āĆ importante porque garante que a gente possa plantar, ainda mais em um perĆodo que estĆ” bom de chuva. Ć uma garantia para a gente ter semente boa para o plantio, ter a colheita. Ć uma seguranƧa para a gente ficar na nossa terrinha, ter o que comer e garantir o sustento da famĆliaā, afirma.
Produção e produtividadeĀ ā O gerente executivo de Abastecimento e Pesca da Sedap-PB, BenĆ©lio Francisco de AraĆŗjo, explicou que o Programa Estadual de Aquisição e Distribuição de Sementes Certificadas desenvolve aƧƵes articuladas que resultam no aumento da produção e da produtividade das propriedades rurais paraibanas. āIsso significa a consequente ampliação da renda e da seguranƧa alimentar e nutricional das famĆliasā, aponta.
O programa atende as necessidades dos agricultores e agricultoras familiares para suprir a falta de sementes certificadas para o plantio; além de apoiar a produção e a conservação de folhagem e contribuir para o aumento da produção e da produtividade das lavouras trabalhadas. Ao distribuir também sementes de sorgo, o programa atende ao objetivo de incentivar a produção de selagem como suporte forrageiro para os rebanhos.
O programa tambĆ©m busca alcanƧar, com o resultado da produção, aƧƵes governamentais por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). A distribuição das sementes junto aos municĆpios Ć© feita a partir de dois polos. Uma unidade fica em EsperanƧa atende cidades do Litoral e Agreste, enquanto a outra estĆ” instalada em SĆ£o Mamede abrange outros municĆpios do Cariri e SertĆ£o.
NĆŗmeros
Milho
Total de sementes: 240 toneladas
Ćrea plantada: 12 mil hectares
Expectativa de produção: 10 mil toneladas
Feijão vigna (macaçÔ)
Total de sementes: 210 toneladas
Ćrea plantada: 21 mil hectares
Expectativa de produção: 10 mil toneladas
Feijão phaseolus
Total de sementes: 50 toneladas
Ćrea plantada: 2 mil hectares
Produção: 2,4 mil toneladas
Sorgo
Sementes: 30 toneladas
Ćrea plantada: 2 mil hectares
Expectativa de produção: 50 mil toneladas de forragem
-
Clique aquiĀ e receba notĆcias exclusivas do ParaĆba.com.br atravĆ©s de nosso WhatsApp.