
Os grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa iniciam neste sábado (15) e domingo (16), em João Pessoa, uma nova circulação artística que une teatro de rua, cinema e debate. A caravana segue até Patos, no dia 18 de novembro, e depois percorre municípios do Rio Grande do Norte (Baía Formosa, Caicó, Lagoa Nova e Apodi) com apresentações da obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, exibição do documentário “Um filme sem fim: uma história dos Clowns de Shakespeare”, de Carito Cavalcanti, e a roda de conversa “Como fazer teatro no mei’ do mundo?”.
O projeto, que também passará por duas comunidades indígenas e uma quilombola, busca fortalecer o diálogo entre arte e território, ampliando o acesso a experiências culturais diversas. Todas as apresentações contam com intérprete de LIBRAS, e o filme será exibido com legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), garantindo acessibilidade ao público.
“‘Ubu’ é um espetáculo que criamos pensando o seguinte: tem que ser uma obra que a gente consiga levar e apresentar em diferentes territórios e pros públicos mais diversos. E pra nossa felicidade isso tem acontecido bastante. Além de várias capitais do Brasil, a gente já circulou por muitos territórios desse Brasil profundo — e queremos mais! Além disso, nessa circulação vou apresentar pela primeira vez na cidade em que nasci, Patos, e terei a oportunidade de ter minha família na plateia”, compartilha Paula Queiroz, atriz do grupo Clowns de Shakespeare.
Em João Pessoa, a circulação começa no dia 15 de novembro, às 19h, com a exibição do filme “Um Filme Sem Fim” no Coletivo Alfenim, localizado na Rua José Gonçalves Júnior, 182, no bairro Castelo Branco. No dia seguinte, 16 de novembro, às 19h, o público poderá assistir ao espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” na Praça do Coqueiral, em Mangabeira. Essa apresentação integra a programação do Festival de Teatro de Mangabeira.
Em Patos, a programação acontece no dia 18 de novembro, com a exibição do filme “Um Filme Sem Fim” às 10h40 no IFPB Patos, e, às 19h, a apresentação do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” na Praça do CEPA.
Esta circulação foi contemplada no BLOCO III – Edital de Fomento ao Teatro 14/2024, nos termos da Lei nº 14.399/2022 (PNAB/RN).
SOBRE UBU: O QUE É BOM TEM QUE CONTINUAR!
Criado coletivamente pelos grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa, o espetáculo é uma obra de teatro de rua inspirada nas personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica peça Ubu Rei, de Alfred Jarry. A montagem propõe uma continuação da história original, deslocando as figuras para um território fictício com atmosfera latino-americana, onde seguem em sua jornada absurda e faminta por poder. Misturando humor, crítica política e referências populares, Ubu dialoga diretamente com o público e provoca reflexões sobre injustiças sociais, manipulação da informação e os excessos do poder.
SOBRE UM FILME SEM FIM
Dirigido por Carito Cavalcanti, o documentário acompanha a trajetória dos Clowns de Shakespeare ao longo de quase três décadas. O material começou a ser filmado em 2013, quando o grupo completava 20 anos, e só foi concluído em 2022. A obra traz um olhar íntimo e afetivo sobre o processo artístico e humano de uma das companhias mais reconhecidas do teatro potiguar.
PROGRAMAÇÃO NA PARAÍBA
JOÃO PESSOA
Local: Coletivo Alfenim – Rua José Gonçalves Júnior, 182, Castelo Branco
Data: 15 de novembro de 2025 – 19h | Exibição do filme Um Filme Sem Fim
Local: Praça do Coqueiral, Mangabeira
Data: 16 de novembro de 2025 – 19h | Espetáculo Ubu: o que é bom tem que continuar!
PATOS
Local: IFPB Patos
Data: 18 de novembro de 2025 – 10h40 | Exibição do filme Um Filme Sem Fim
Local: Praça do CEPA
Data: 18 de novembro de 2025 – 19h | Espetáculo Ubu: o que é bom tem que continuar!









