O economista e colunista do Grupo Bandeirantes, Paulo Rabello de Castro, declarou no programa Canal Livre, que vai ao ar neste domingo (29), que o ministro Fernando Haddad tem se comportado como um “excelente dentista” ao comentar sobre o aumento do IOF, que foi derrubado pelo Congresso.
“Fernando Haddad como ministro tem se comportado como um excelente dentista Fernando, porque ele deve estar em outra profissão menos aquela de gestor público e de cumprir a finalidade principal de um Ministério da Fazenda de um país cujo governo é cronicamente gastador, que é dizer não, ser um grande controlador, inclusive um orientador daquilo que são as pautas enviadas ao Congresso”, declarou Paulo Rabello de Castro.
“Ele está sempre, como a gente costuma dizer, atrás da curva. Ele está sempre atrasado em relação aquilo que o Congresso está pensando e isso é muito ruim, o ministro é que tem que pautar”, acrescentou o colunista da Rádio Bandeirantes e da BandNews TV.
Ao ser questionado sobre o que Fernando Haddad deveria fazer, Paulo Rabello de Castro diz que o ministro deveria conversar com o presidente Lula e fazer o que Eugênio Gudin fazia: não ficar agarrado ao ministério.
“O ministro tem que ter emocionalmente a disponibilidade da demissão Ad Nutum, como se diz. Acho que ele fica mais poderoso quando ele se sente disponível para estar ou não estar. Não é o caso do Fernando Haddad”, finalizou Paulo Rabello de Castro.
Canal Livre debate cenário atual da economia
O Canal Livre recebe o economista e ex-presidente do BNDES e do IBGE, Paulo Rabello de Castro, colunista da Rádio Bandeirantes e da BandNews TV, para debater o cenário atual da economia brasileira.
O programa também vai falar sobre a derrubada pelo Congresso Nacional do decreto do presidente Lula que aumentava a alíquota do IOF, a necessidade de reformas estruturantes e de ajuste nas contas do governo e os riscos econômicos gerados pela incerteza da conjuntura internacional.
Participam do Canal Livre como entrevistadores os jornalistas Fernando Mitre, Juliana Rosa, Eduardo Oinegue e Pedro Campo, com apresentação de Sérgio Gabriel. O Canal Livre vai ao ar no domingo (29) às 20h na BandNews TV e, mais tarde, depois do Programa do João, na tela da Band.