O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), elogiou o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o anúncio de sua aposentadoria nesta quinta-feira (9). Segundo Motta, o magistrado “fará falta” à Corte.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o parlamentar expressou gratidão pelo trabalho do ministro.
“Registro meu reconhecimento pelo seu trabalho e desejo muito sucesso nesta nova caminhada. Fará falta na mais alta Corte do Brasil”, escreveu.
Além disso, Motta ressaltou a trajetória de Barroso no STF, destacando sua atuação “com maestria e equilíbrio na defesa da Constituição e da democracia brasileira”.
Aposentadoria de Barroso
O ministro Luís Roberto Barroso, de 67 anos, anunciou sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal, embora ainda pudesse permanecer no cargo até os 75 anos, conforme a Constituição de 1988.
Como determina o rito constitucional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá indicar um substituto, cujo nome será submetido à sabatina e aprovação do Senado Federal.
A saída de Barroso marca o fim de uma trajetória de mais de dez anos na Suprema Corte, durante a qual se destacou por decisões em temas de grande repercussão nacional.