O presidente da Unimed João Pessoa e da Federação Paraíba, Gualter Lisboa Ramalho, liderou uma missão técnica à China, de 8 a 15 de abril, onde foi cumprida uma agenda focada em oportunidades de inovação tecnológica e parcerias estratégicas no setor de saúde. O convite foi feito pela empresa de dispositivos médicos David Medical, que desenvolve um projeto de tecnologia em saúde junto à singular pessoense.
Na missão, Gualter Ramalho também representou a Unimed do Brasil, onde é diretor de Desenvolvimento de Mercado. A confederação, que reúne as Unimeds de todo o país, foi representada, ainda, pelo diretor de Gestão de Saúde, Marcos de Almeida Cunha. Também integrou a delegação o presidente da Unimed Campina Grande e diretor Financeiro da Federação Paraíba, Francisco Vieira de Oliveira.
FEIRA DE TECNOLOGIA E PALESTRA
A programação incluiu agendas em Xangai, Ningbo, Shenzhen e na capital Beijing. Em Xangai, a delegação visitou a China International Medical Equipment Fair (CMEF), considerada uma das maiores feiras de negócios em tecnologia para a saúde do mundo e a maior exposição de equipamentos médicos da região Ásia-Pacífico, com cerca de 7 mil expositores.
Na cidade de Ningbo, a convite do governo chinês e da David Medical, o grupo participou de um simpósio ao lado de médicos chineses, em que Gualter Ramalho apresentou um panorama da saúde suplementar no Brasil, com enfoque para o papel do Sistema Unimed. A programação incluiu uma visita às dependências do moderno hospital da cidade e à fábrica da empresa, com acesso a toda a sua linha de produção de equipamentos médicos e tecnologias diversas.
“Com grande honra e alegria, representamos o Sistema Unimed e o nosso país neste relevante encontro sobre saúde em Ningbo-China. Perspectivas de parcerias, que alarguem as fronteiras do nosso Sistema, se tornam viáveis a partir dessa iniciativa”, afirmou Gualter Ramalho.
TREINAMENTO COM ROBÔ
Na capital Beijing, a missão visitou a sede da empresa Edge para conhecer o Programa de Cirurgia Robótica apresentado pelos seus desenvolvedores. Os médicos Cássio Virgílio Cavalcante de Oliveira, que é cirurgião do aparelho digestivo e chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, e o cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre Deininger, chefe da equipe de transplante cardíaco da unidade e membro do Conselho de Administração da Unimed JP, também integraram a missão à China.
Eles participaram de um treinamento no qual operaram os braços de um robô instalado na cidade de Shenzhen, a mais de 2 mil km de distância, a partir de um console em Beijing, com uma latência (tempo de resposta ao comando remoto) de 39,6 milissegundos.
“O Sistema Unimed, de forma pioneira, abre portas para um intercâmbio robusto entre Brasil e China no setor de saúde”, declarou Marcos Cunha, diretor de Gestão de Saúde da Unimed do Brasil.