Jeferson Leite e Cyran Costa são atrações do Sol Maior desta sexta-feira
Jeferson Leite e Cyran Costa são atrações do Sol Maior desta sexta-feira
(Foto: divulgação/assessoria)

O projeto Sol Maior apresenta, nesta sexta-feira (9), um duo com os instrumentistas Jeferson Leite, na rabeca, e Cyran Costa, na viola, que vão tocar muita música nordestina e caipira, além da tradicional ‘O Trenzinho do Caipira’ enquanto o sol se põe. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), acontece no Hotel Globo, Centro Histórico da cidade, a partir das 16h.

“O Sol Maior é mais uma grande ação da Funjope que deu certo. Nos últimos quatro anos, temos realizado belíssimos concertos instrumentais ali no Hotel Globo para o deleite do público. Na verdade, a Funjope acabou criando, sob a gestão do prefeito Cícero Lucena, uma política de valorização da multiplicidade das culturas de João Pessoa e abrimos, no Hotel Globo, uma nova tendência e um novo mercado para a música instrumental na cidade”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que o público é sempre muito presente, fazendo com que aquele momento se transforme numa experiência única. “Nós temos ali música instrumental de qualidade, obras de arte nas nossas galerias, a contemplação do pôr do sol. Então, o Hotel Globo está se tornando um ambiente muito charmoso e acolhedor para o morador e para o turista”.

Jeferson Leite afirma que uma programação contínua de música instrumental, como o Sol Maior, é de muito valor numa cidade onde existem tantos bons instrumentistas. “Um projeto desse é de valor inestimável para o Centro Histórico. Essa continuidade vai trazer um foco e uma atenção para aquela região, contribuindo assim para a revitalização desses espaços públicos”, observa.

Para ele, participar do Sol Maior representa algo muito positivo. “Sou cearense e muito fã dos artistas da Paraíba. Moro aqui há um ano e fui muito bem recebido pelos colegas artistas. E agora, estar compondo um quadro que é ocupado pelas pessoas que eu admiro me deixa envaidecido. Me sinto lisonjeado”, comenta o artista.

No repertório, o público pode esperar chorinho, forró, música nordestina, de compositores eruditos e populares, um pouco da música instrumental do Brasil, e também um pouco de música caipira.

O duo vai tocar alguns choros de Jacob do Bandolim como Santa Morena, Doce de Coco; Delicado de Waldir Azevedo; Feira de Mangaio de Sivuca; De Viola em Rabeca de Guerra Peixe.

O Trenzinho do Caipira, que é uma marca do Sol Maior, também está na lista. “Vamos tocar o clássico do Villa-Lobos. Temos uma surpresa com influência dos nossos estudos musicais, tanto meu quanto de Cyran Costa. Preparamos uma versão especial”, destaca.

Jeferson Leite afirma que a expectativa é a melhor possível: “Que tenhamos um pôr do sol lindo, que possamos nos divertir, nos comunicar bem musicalmente e que tenhamos um fim de tarde muito agradável, com música instrumental, na companhia dos amigos, das pessoas que amamos. Vamos escutar música boa”, promete.

PARAÍBA JÁ