Licença de Carla Zambelli termina e faltas passam a ser contabilizadas

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) teve sua licença de 127 dias da Câmara dos Deputados encerrada. A partir desta segunda-feira (6), as faltas da parlamentar nas sessões ordinárias passarão a ser contabilizadas.

Zambelli estava presa há mais de dois meses no Complexo Penitenciário de Rebibbia, na Itália, e havia se licenciado do mandato desde o início de junho, após fugir do Brasil. Ela foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça.

Deputados que se ausentam de mais de um terço das sessões ordinárias em um ano legislativo podem perder o mandato, caso não justifiquem as faltas. A Câmara realiza, em média, duas a três sessões por semana, o que permite cerca de 30 a 35 ausências por ano.

Zambelli também responde a um processo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que pode levar à cassação de seu mandato. O relator é o deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), e o parecer será divulgado nas próximas etapas do processo.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp. 

PORTAL PARAÍBA