Lula e comitiva desembarcam em Roma para funeral do papa Francisco

O presidente Luiz Inåcio Lula da Silva e uma comitiva brasileira desembarcaram, nesta sexta-feira (25), em Roma, para participar do funeral do Papa Francisco, marcado para este såbado (26). 

Além da primeira-dama, Janja Lula da Silva, um grupo de 18 autoridades, entre eles, quatro ministros e 12 parlamentares, acompanha o presidente.

Hoje Ă© o Ășltimo dia de velĂłrio aberto na BasĂ­lica de SĂŁo Pedro, no Vaticano, onde estĂĄ o corpo de Francisco. Mais de 128 mil pessoas prestaram homenagens ao pontĂ­fice nos trĂȘs dias de velĂłrio. 

O presidente Lula tambĂ©m deve ir ao local, hoje. Às 20h (horĂĄrio local; 15h em BrasĂ­lia), terĂĄ inĂ­cio o rito de fechamento do caixĂŁo do papa, com a presença de cardeais e oficiais da Santa SĂ©.

O funeral e a missa de corpo presente de Francisco serão realizados a partir das 10h (horårio local; 5h em Brasília) deste såbado. Os ritos marcam o início do Novemdiales, antiga tradição de nove dias de luto e oraçÔes em sufrågio pela alma do pontífice. 

Na sequĂȘncia, o caixĂŁo serĂĄ levado para a BasĂ­lica de Santa Maria Maior, que fica fora do Vaticano, onde o corpo serĂĄ sepultado, conforme pedido do pontĂ­fice.

O argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu na Ășltima segunda-feira (21), aos 88 anos, de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversĂ­vel. 

Ele apresentava histĂłrico clĂ­nico de insuficiĂȘncia respiratĂłria aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias mĂșltiplas, hipertensĂŁo arterial e diabetes tipo 2.

Na ocasião, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias e, em mensagem, destacou o papel do pontífice na luta pela paz mundial, na propagação do amor, no combate à intolerùncia e às desigualdades.

Após os nove dias de luto, o Vaticano começa o conclave, para escolha do novo líder da Igreja Católica.

 

AGÊNCIA BRASIL