Ministério da Justiça encaminha pedido de extradição de Carla Zambelli ao Itamaraty

O Ministério da Justiça enviou, na madrugada desta quinta-feira (12), o pedido de extradição da deputada Carla Zambelli ao Ministério das Relações Exteriores. A solicitação foi feita, horas antes, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo. Agora, o Itamaraty vai comunicar as autoridades italianas. Depois, a Itália vai julgar o pedido em, pelo menos, duas instâncias.

Caso a extradição seja aceita, Zambelli informou que vai pedir para cumprir a pena na Itália. No documento, Moraes detalha os crimes pelos quais a deputada foi condenada a 10 anos de prisão, e afirma que foi ela quem articulou as invasões aos sistemas do Conselho Nacional e Justiça e ordenou a produção de um falso mandado de prisão contra ele. Em troca, teria prometido ao hacker Walter Delgatti, também condenado, um contrato formal no gabinete dela na Câmara.

Moraes também encaminhou, ao Tribunal Superior Eleitoral, o comunicado para suspender os direitos políticos de Zambelli, além de um documento à Procuradoria-Geral da República para a execução da multa aplicada de R$ 2 milhões.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.

PORTAL PARAÍBA