Natal na Usina fortalece cultura e gera oportunidades para a economia criativa em João Pessoa

O Natal na Usina vai muito além de shows musicais, teatro, mostra de audiovisual e exposições. O festival traz um impacto direto para a economia criativa de João Pessoa, com a realização de feiras que reúnem desde brechós, artesanato, gastronomia e vinil.

Integram a programação de 2025 a Feira Armazém, que acontece de quinta a domingo na área externa da Usina Cultural Energisa, e Feira Paraíba Vinil, instalada na área externa da Tenda da Música, com atividades às sextas e sábados. “Nossa proposta é oferecer novos espaços para a economia criativa, gerando renda e promovendo novas oportunidades de negócios para artistas, produtores e pequenos empreendedores”, comenta Dina Faria, diretora geral da Atua Comunicação Criativa, empresa responsável pelo Natal na Usina.

O projeto Natal na Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio cultural do Instituto Energisa, da Brose, do Sintur, Gráfica JB, Exiba, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.

Vitrine da produção local

Criada em 2018, a Feira Armazém é referência na valorização de marcas regionais e pequenos empreendedores. Com objetivo de dar visibilidade à produção cultural, autoral e independente, a feira está sempre conectada a práticas sustentáveis de criação e distribuição.

“A Feira Armazém é um espaço para toda a família se divertir. Há oito anos, fortalecemos o diálogo entre as marcas e o público que visita o evento, sempre com um olhar atento na produção autoral e incentivando o consumo consciente e a criatividade que pulsa em nossa terra”, explica Sidney Pereira, produtor da Feira Armazém.

Já a Feira Paraíba Vinil, iniciativa itinerante criada em 2023 por Sérgio Pacheco em parceria com o colecionador André Baldoni, proporcionou um novo momento para apaixonados pela cultura do disco. Cada edição reúne lojistas independentes, sebos, selos e colecionadores, oferecendo milhares de LPs. A programação inclui discotecagens 100% em vinil, apresentações ao vivo, oficinas e exposições que fortalecem o comércio local de discos e promovem a educação musical.

“Estar na programação do Natal na Usina reforça o papel dos vendedores de discos como verdadeiros agentes culturais. Eles preservam acervos que muitas vezes não chegam às plataformas digitais, resgatam obras raras e mantêm viva a memória musical do país, além de levar diariamente música às casas das pessoas. A feira se torna um ponto de acesso essencial, onde o público encontra cultura em sua forma mais concreta e afetiva”, destaca Sérgio Pacheco, que é produtor da Paraíba Vinil e fundador da Taioba Discos

Pesquisa inovadora

Em 2025, o Natal na Usina dá um passo importante para compreender o impacto do festival junto ao público. Durante toda a programação, a Atua Comunicação Criativa conduzirá uma pesquisa inédita de indicadores culturais, voltada a mapear hábitos, perfis e motivações de quem frequenta o projeto e, por consequência, do público que consome programações culturais no estado.

“Esta é mais uma iniciativa inovadora e vai nos mostrar como a população se relaciona com a programação, a economia criativa e as experiências culturais que o evento proporciona”, explicou Dina Faria. A pesquisa será facultativa ao público e terá uma equipe especializada na abordagem.

Programação na palma da mão

Além dos canais de comunicação já consolidados, o Natal na Usina de 2025 conta com um aplicativo que facilita o acesso à agenda cultural. A versão beta do app ‘Tá aqui, Ta On’ já está disponível para IOS e Android. A usabilidade da ferramenta será testada ao longo do evento. O app está sendo desenvolvido pela Atua Comunicação Criativa, em parceria com o projeto Rio Pomba Valley e o Instituto Energisa, que irá testar a usabilidade ao longo do evento.

Programação das Feiras Criativas

● Natal na Usina convida Feira Armazém – Gastronomia e Criatividade | Local: Área externa

Quintas e sextas: a partir das 19h

Sábados e domingos: a partir das 16h

● Natal na Usina convida Feira Paraíba Vinil | Local: Área Externa da Tenda da Música

-Sextas e sábados: 18h às 00h

PARAÍBA JÁ