Novo estudo confirma que alimentos ultraprocessados dificultam perda de peso

Os problemas que os alimentos ultraprocessados causam à saúde estão cada vez mais reafirmados cientificamente. Prova disto, é que um estudo recentemente feito pela University College London e publicado pela revista Nature Medicine, muito respeitada no meio acadêmico de medicina, comprovou que consumir alimentos ultraprocessados também prejudica a perda de peso.

As evidências apresentadas pelo estudo são as primeiras a estabelecer uma ligação clara entre o grau de processamento dos alimentos e a perda de peso. Ou seja, em um processo de emagrecimento através da reeducação alimentar, quanto mais a pessoa consumir alimentos minimamente processados (mais naturais), melhor será a perda de peso.

O médico endocrinologista e cooperado da Unimed João Pessoa explica a dinâmica dos resultados encontrados pelos pesquisadores. “Segundo os autores, os ultraprocessados facilitam o consumo excessivo, costumam ser mais macios, mais densos em calorias e formulados para serem comidos rapidamente, o que reduz a saciedade. Já os alimentos minimamente processados exigem mais mastigação, promovem maior sensação de saciedade e ajudam a controlar o apetite”, detalhou João Modesto.

Ele ainda reforçou a importância das pessoas buscarem melhorar os hábitos alimentares, seja para perda de peso ou uma vida mais saudável. “A mensagem central é simples e poderosa: para emagrecer e ter mais saúde, não basta olhar os nutrientes – é fundamental observar o quanto o alimento foi processado”, disse o cooperado. Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis em um artigo publicado no Portal Unimed JP pelo endocrinologista João Modesto Filho.

PROGRAMA MELHOR CUIDAR

A Unimed João Pessoa disponibiliza para os seus beneficiários gratuitamente e de forma exclusiva o Programa Melhor Cuidar, que é voltado para o acompanhamento e telemonitoramento dos pacientes com alguma condição de saúde específica, oferecendo cuidado contínuo, integrado e coordenado por uma equipe multidisciplinar.

Atualmente, são oferecidas três linhas de cuidado nas áreas de hipertensão e/ou diabetes, obesidade e idoso. No caso das pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade (graus 1, 2 e 3), é realizado o acompanhamento qualificado e integral voltado para aqueles pacientes que tenham indicação para realizar a gastroplastia, ou que já passaram pelo procedimento, mas não possuem acompanhamento com uma equipe multidisciplinar. Para saber mais sobre o programa completo, acesse:

PORTAL PARAÍBA