O estresse é um problema que afeta a saúde emocional e também gera impactos na saúde física. Mas, como identificar e, o mais importante, combater o estresse? Esse é o tema do episódio desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa.
No programa, o psiquiatra Edvaldo Brilhante e a gastroenterologista Fernanda Pinto conversaram com a apresentadora Linda Carvalho sobre como o estresse interfere em várias funcionalidades do corpo, além de agravar doenças como a ansiedade. Ter uma boa noite de sono, momentos de lazer e praticar atividades físicas estão entre as orientações dos médicos para auxiliar na busca pelo bem-estar e redução dos transtornos causados pelo estresse.
Para o psiquiatra Edvaldo Brilhante, o primeiro passo no combate ao estresse é buscar soluções para o que está causando o problema, começando pela situação que possa ser resolvida de forma mais fácil. “Por exemplo, se tenho problemas que posso resolver hoje, com uma conversa, um pedido de perdão [eu faço]. E deixar os mais graves, mais complexos, por último. E não querer resolver tudo ao mesmo tempo”, disse o médico. E ainda completou: “esse gerenciamento você tem que fazer baseado nas soluções. Quando você identifica o inimigo, o adversário, fica mais fácil você tratar”, acrescentou o psiquiatra.
Já a gastroenterologista Fernanda Pinto reforçou a importância do sono para o equilíbrio físico e emocional, sobretudo no contexto de situações estressantes. “É justamente durante o sono que eu vou ter a diminuição do hormônio do estresse, que é o cortisol, e vou ter um aumento de neurotransmissores que causam bem-estar, como serotonina, dopamina”, disse a médica.
CONTEÚDO ONLINE:
O videocast Sem Contraindicação aborda temas nas áreas da saúde, qualidade de vida e bem-estar, além de trazer as principais novidades sobre a medicina e os serviços da Unimed JP.
Toda quinta-feira novos episódios são publicados no YouTube e no Spotify.
O Sem Contraindicação também fica disponível no Portal Unimed João Pessoa, (