Após o PSOL entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a derrubada do decreto do IOF pela Câmara dos Deputados, a oposição avalia a Proposta de Emenda à Constituição para derrubar o poder de partidos pequenos, como o PSOL, de judicializarem ações no STF. A informação foi confirmada com exclusividade à repórter Thayane Melo, da Band Brasília.
Segundo fontes da oposição, a ação do PSOL dará “um gás” para a PEC. “A gente engata uma PEC e já deixa os partidos menores para trás”, diz a oposição. A reação é dada como certa. Líderes querem ver qual ministro do STF vai assumir a ação do PSOL, para ver a reação dada.
A judicialização contra a derrubada do decreto do IOF, segundo fontes do governo, era certa desde quinta-feira (26) pelo presidente Lula. Enxergam que é ruim o Executivo não defender as prerrogativas.
A avaliação é que o Legislativo não pode atropelar o Executivo. “Tão provocando um corte no orçamento e a crise foi instalada pelo governo? Se derrubar outras medidas do governo, a culpa será da oposição. Eles irão parar o Brasil”, diz a fonte do governo.
Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.