Parlamentares da oposição estão reunindo assinaturas em um manifesto para pressionar o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), a convocar uma sessão e analisar o veto do presidente Lula (PT) ao projeto da dosimetria.
O objetivo é alcançar pelo menos 257 assinaturas de deputados e 41 de senadores, número necessário para derrubar um veto presidencial. Lula barrou a proposta nessa quinta-feira (8), durante solenidade que marcou os três anos dos atos de 8 de Janeiro.
A matéria havia sido aprovada por ampla maioria em dezembro de 2025 e prevê a revisão das penas dos condenados pelos ataques, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso.
Apesar da mobilização, ainda não há data para a votação, principalmente por causa do recesso do Congresso, que segue até fevereiro. O líder da oposição na Câmara, deputado Cabo Gilberto (PL-PB), afirma ter apoio suficiente para rejeitar o veto, enquanto o governo articula para garantir votos e manter a decisão presidencial.






