PGR denuncia Zema por calĂșnia contra Gilmar Mendes

A Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) denunciou nesta sexta-feira (15) o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo crime de calĂșnia contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

A denĂșncia faz menção a uma sĂ©rie de vĂ­deos publicados por Zema em suas redes sociais, intitulados “Os intocĂĄveis”. Os vĂ­deos trazem sĂĄtiras que relacionam Mendes e outros ministros da Corte com o caso do Banco Master.

A manifestação da PGR foi protocolada por volta das 17h30 e ainda não tem relator.

O crime de calĂșnia Ă© caracterizado pela imputação falsa de um ato que Ă© considerado crime. 

Zema Ă© prĂ©-candidato Ă  presidĂȘncia da RepĂșblica e passou a trocar farpas com Gilmar apĂłs uma entrevista concedida pelo ministro Ă  imprensa.

AlĂ©m de criticar os vĂ­deos publicados pelo ex-governador, Mendes caçoou do sotaque do polĂ­tico e disse que ele “governou Minas com liminares do STF”, se referindo a decisĂ”es que suspenderam o pagamento da dĂ­vida do estado com a UniĂŁo.

No auge do embate, Gilmar pediu a inclusão de Zema no inquérito das Fake News, relatado por Alexandre de Moraes.

 Em nota à imprensa, Zema declarou que “intocáveis não aceitam críticas”. 

“Os intocáveis não querem prestar contas de seus atos. Os intocáveis se julgam acima dos demais brasileiros. Não vou recuar um milímetro”, declarou.

AGÊNCIA BRASIL