A psicóloga, Alice Santos falou na tarde desta sexta-feira (3), sobre a campanha “Janeiro Branco”, que tem como objetivo alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. A campanha foi fundada em 2014 por um psicólogo de Minas Gerais.
Neste ano, a campanha tem como tema “O que fazer pela saúde mental hoje e sempre?”. Para Alice Santos, é necessário que todos nós compreendamos a importância de priorizar a saúde mental a nível preventivo.
De acordo com ela, dados da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS de 2013 a 2023, analisados pela Folha de São Paulo apontam que pela primeira vez na história, os registros de ansiedade entre crianças e jovens superam os de adultos.
A cada 100 mil pessoas, a taxa de pacientes de dez a 14 anos atendidos pelo transtorno é de 125,8; de adolescentes é de 157; e de pessoas com mais de 20 anos, a taxa é de 112,5.
” Apesar de termos tanto acesso à informação, por vezes tardamos em perceber o quanto nossas ações diárias e cotidianas tem efeito na saúde mental. A prática de atividades físicas, um sono de qualidade e a busca pelo autoconhecimento e autoconfiança são alguns dos principais pilares que auxiliam o indivíduo a construir um estado mais satisfatório de bem estar mental. Não podemos esquecer, no entanto, de que nada substitui a psicoterapia. Buscar apoio de um profissional qualificado é essencial para superar desafios e manter a saúde mental mais fortalecida’, alertou a psicóloga.
A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a programação alusiva à campanha:









