
O grupo Samba na Praça vai dar o tom do Sabadinho Bom deste final de semana com muita ginga e música boa. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), comemora, em novembro, o Mês da Consciência Negra. Marcado para começar às 12h30, o Sabadinho Bom acontece na Praça Rio Branco, Centro Histórico da cidade, e é gratuito.
“O Sabadinho Bom já é um ponto de encontro de gerações de moradores e de turistas que nos visitam no Centro Histórico. Todo sábado, a população já tem certeza de que tem um encontro de música de qualidade – choro, samba, forró – numa praça extremamente bonita, ambientada, acolhedora, como é a Praça Rio Branco. E o Sabadinho Bom tem sido uma experiência estética, cultural, mas também social, que nos permite fazer uma ocupação viva do Centro Histórico”, avalia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele ressalta que, a partir do Sabadinho Bom, as pessoas se espraiam pelo Centro Histórico, nas avenidas Duque de Caxias e General Osório, celebrando a cultura, a música e as artes. “Então, temos um território fértil ali para a cultura da cidade de João Pessoa”, pontua.
Josinaldo Nascimento, vocalista do Samba na Praça, elogia as ações culturais realizadas pela Funjope, entre elas, o Sabadinho Bom. “Nós temos acompanhado os eventos realizados e avaliamos como uma iniciativa bem planejada e executada por intermédio da Funjope, dando aos músicos da terra a oportunidade de mostrar os seus trabalhos com suas respectivas bandas, grupos e atinentes. Isso resulta em apresentações musicais variadas para o público paraibano e turistas”, avalia.
O repertório do grupo terá apresentações rítmicas de sambas de raiz, sambas enredos em ritmos cadenciados, chorinhos clássicos, forrogode, além de músicas de diversos artistas com estilos próprios. No samba, destaque para canções de Zeca Pagodinho (Verdade, Deixa a vida me levar, Dono da Dor); Beth de Carvalho (Ainda é tempo de ser feliz, Tristeza pé no chão); Alcione (Não deixe o samba morrer, Meu ébano); Benito di Paula (Retalhos de Cetim), entre outros sucessos conhecidos do público.
No chorinho, clássicos como Carioquinha, Brasileirinho, Pedacinho do Céu, Tico-tico no fubá; já no forró, músicas como Me Usa, Verdadeiro Amor, Wave, Brincar de amar, Feira de mangaio, Milonga; frevos e sambas enredo como Maravilha de cenário, Vou festejar, É hoje e O que é o que é.
Um dos destaques é o estilo musical forrogode, ao som de saxofone e acompanhado pelos integrantes do grupo: José Carlos Figueiredo, na voz, cavaco, banjo; Josinaldo, no surdo; Geraldo/Chida, na voz e reco-reco; Erisvaldo, na voz e pandeiro; Índio, no violão; Edilson, no saxofone; Assunção, na bateria; Renan, no tantã; e Ricardo, na cuíca.
A expectativa do artista é que o público compareça para prestigiar o Sabadinho Bom. Logo após o evento, o grupo continua a se apresentar no mesmo espaço, dentro do projeto Samba na Praça, até as 18h. “Esperamos que o público venha curtir conosco esse momento maravilhoso, com muito samba, pagode e músicas de diversos estilos. É o momento de expressar sua alegria com o samba no pé, dançando sozinho, acompanhado, cada um na sua onda”, brinca o artista. O grupo Samba na Praça surgiu a partir do projeto ‘Samba na Praça’, criado em 2011.









