Secretário diz que Ponte do Futuro entra em fase acelerada após conclusão de pilares e mantém entrega para 2026

A obra da Ponte do Futuro, que liga os municípios de Cabedelo e Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa, alcançou 35% de execução e deve avançar em ritmo mais acelerado nos próximos meses. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, nesta quarta-feira (7).

Segundo o secretário, a fase mais complexa da construção está relacionada à execução dos pilares dentro da água, etapa que demanda maior tempo e uso de embarcações para a realização das fundações profundas. Com a conclusão dessa etapa, o andamento da obra tende a ser mais rápido.

“Obras, às vezes, começam em um ritmo mais lento porque envolvem trabalho dentro d’água, com fundações profundas. A parte mais difícil são os pilares que são feitos com barcos. A partir do momento em que avançamos para os pilares fora d’água e para a concretagem das vigas, o processo se torna muito mais rápido”, explicou Deusdete Queiroga.

O secretário reforçou ainda que o cronograma segue mantido, com previsão de entrega da Ponte do Futuro para dezembro de 2026. De acordo com ele, o modelo de contratação adotado contribui para o cumprimento do prazo estabelecido.

“É uma contratação integrada, sem possibilidade de aditivos ou reajustes de preço. O valor está fechado e, quanto mais rápido a empresa concluir a obra, melhor para ela do ponto de vista financeiro. Por isso, o prazo de dezembro de 2026 está mantido”, afirmou.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.

PORTAL PARAÍBA