A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do MinistĂ©rio da Justiça e Segurança PĂșblica, notificou preventivamente a empresa ViagensPromo para prestar esclarecimentos sobre o cancelamento de voos fretados desde segunda-feira (17). A operadora de turismo administra pacotes para agĂȘncias de viagens menores, empresas que revendem passagens aĂ©reas, bilhetes de cruzeiros marĂtimos e reservas de hospedagens.
A notificação da Senacon estabelece o prazo de 5 dias, contados do recebimento da notificação, para que a ViagensPromo apresente informaçÔes detalhadas sobre os voos cancelados, os destinos afetados, a quantidade de consumidores impactados e os procedimentos adotados para diminuir danos dos serviços não prestados.
A Senacon determina que a ViagensPromo informe, tambĂ©m, se houve comunicação prĂ©via sobre os cancelamentos, se os passageiros receberam assistĂȘncia material e quais os planos para reembolsar os clientes.
Em nota, o secretĂĄrio Nacional do Consumidor, Wadih Damous, explicou que cancelamentos de voos sem aviso prĂ©vio ou sem a devida assistĂȘncia configuram violação grave dos direitos dos consumidores.Â
âEstamos atuando para garantir que todas as partes envolvidas sejam responsabilizadas e que os consumidores nĂŁo sejam prejudicadosâ, disse.
Caso a empresa nĂŁo cumpra o prazo estabelecido para a resposta Ă Senacon, poderĂĄ sofrer sançÔes previstas no CĂłdigo de Defesa do Consumidor, legislação que protege o cidadĂŁo contra abusos nas relaçÔes entre clientes e empresas, e impĂ”e transparĂȘncia na prestação de serviços.
GolÂ
A Senacon solicitou esclarecimentos sobre as tratativas da ViagensPromo com a Gol Linhas Aéreas, uma das companhias envolvidas na operação dos voos.
Em nota, a Gol anunciou que, desde domingo (16), nĂŁo fez nenhum voo fretado da ViagensPromo, em razĂŁo do encerramento do contrato.Â
âFace a desacordos comerciais, a Gol informa que os voos reservados pela agĂȘncia para domingo (16/3) – Porto Seguro (BPS) – Confins (CNF) e MaceiĂł (MCZ) â Confins (BPS) â foram os Ășltimos realizados. A companhia nĂŁo operarĂĄ mais nenhum voo fretado pela ViagensPromoâ, informou a Gol em comunicado.
No comunicado, a Gol orientou os clientes da ViagensPromo afetados a procurar a agĂȘncia para as devidas providĂȘncias.
AgĂȘncias de viagens
A Associação Brasileira de AgĂȘncias de Viagens (Abav) oferecerĂĄ assessoria jurĂdica gratuita aos associados afetados pela situação da ViagensPromo.
A entidade nacional que representa o setor de agĂȘncias de viagens no Brasil comunicou a decisĂŁo em um webinar exclusivo para orientar seus associados sobre os impactos desta crise no mercado.
Em nota enviada Ă AgĂȘncia Brasil, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, explicou o suporte jurĂdico oferecido aos agentes de viagens.Â
âEssa Ă© uma ação estratĂ©gica para fortalecer o setor e garantir que os direitos dos agentes sejam preservadosâ, disse.
Os associados que precisarem de suporte jurĂdico devem entrar em contato pelo e-mail suporte.vp@abav.com.br , com os dados da agĂȘncia (razĂŁo social, Cadastro Nacional da Pessoa JurĂdica [CNPJ] e estado).
Nesta semana, a Abav de SĂŁo Paulo retirou a ViagensPromo do seu quadro de associados, e reforçou a cobrança por um posicionamento claro da operadora em relação Ă s dificuldades financeiras e operacionais que vĂȘm afetando o setor.
ViagensPromo
Na quarta-feira (19), a ViagensPromo divulgou comunicado oficial ao mercado no qual afirma que a prioridade da equipe, no momento, Ă© catalogar e individualizar cada caso, para garantir um atendimento direcionado e que priorize as situaçÔes mais urgentes, e que segue comprometida em oferecer respostas no menor tempo possĂvel.
A ABLaw Advocacia, advocacia contratada pela empresa, criou uma ouvidoria para atender especificamente agentes de viagens. O nĂșmero de telefone da ouvidoria Ă© (11) 5194-3155 (WhatsApp).
Até a manhã desta quinta-feira (20), o canal terceirizado jå recebeu 1.172 solicitaçÔes, 18.065 mensagens e emitiu 12.913 respostas, informa em nota a ABLaw.