A Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), por meio da Escola de Serviço Público da Paraíba, e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) lançaram, na manhã desta quinta-feira (21), o Curso de Especialização em Gestão de Risco e Segurança do Paciente com uma Aula Magna ministrada pelo secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Patrick Almeida.
Realizada no Auditório da ESP/PB, à Avenida D. Pedro II, no bairro da Torre, a Aula Magna marcou o início das atividades da primeira turma do Curso de Especialização em Gestão de Risco e Segurança do Paciente, cujas aulas serão realizadas na Faculdade Estácio, no bairro de Manaíra, em João Pessoa/PB.
Segundo o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, a Especialização tem o objetivo de expandir conhecimentos e experiências dos profissionais que atuam nos serviços de saúde sobre a temática Segurança do Paciente com relação à mitigação de riscos e à evolução na qualidade do cuidado oferecido ao paciente nos serviços de saúde do Estado. O Curso vai potencializar a formação na área de saúde, estabelecendo espaços dialógicos e reflexões críticas voltadas à promover mudanças no modelo assistencial, além de estimular a promoção de mudanças na organização e nos processos de trabalho das equipes de Segurança do Paciente, tanto em hospitais quanto nos demais serviços de saúde, com foco na promoção do cuidado integral à saúde.
Avanços importantes na atenção à saúude – Na abertura da Aula Magna ministrada pelo secretário Patrick Almeida, a Gerente de Educação Continuada e Permanente em Saúde e Projetos da Agevisa/PB, professora-Drª Rosângela Guimarães, lembrou que a Especialização foi idealizada pelo diretor da Agevisa, Geraldo Moreira, e construída pela Agevisa em conjunto com a SES/PB; observou que a segurança do paciente é imprescindível em todos os espaços de atenção à saúde; informou que a primeira turma da Pós-Graduação é formada por profissionais das unidades hospitalares que possuem UTIs, e disse que a próxima turma será aberta aos profissionais das demais unidades de saúde do Estado.
A diretora acadêmica da Escola de Saúde Pública da Paraíba, Raiana Mariz, destacou a importância da Especialização para o fortalecimento da cultura da Segurança do Paciente nos serviços de saúde observando que a educação permanente é essencial no processo de formação dos profissionais de saúde, notadamente no tocante ao fortalecimento das políticas públicas operacionalizadas pelo Governo do Estado, em todas as esferas e instâncias de saúde.
O diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, ressaltou que a segurança do paciente é um tema fundamental em qualquer sistema de saúde e traz uma realidade pautada no desafio constante de garantir todos os cuidados seguros e eficazes em favor das pessoas que necessitam e buscam atendimento especializado nos serviços de saúde. Geraldo destacou a importância da Escola do Serviço Público para o aperfeiçoamento da prestação de serviços à população e ressaltou os avanços proporcionados pelo Governo João Azevêdo no atendimento à saúde pública da Paraíba.
Impacto positivo – O secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Patrick Almeida, também falou da importância do Curso de Especialização em Gestão de Risco e Segurança do Paciente para o aperfeiçoamento dos cuidados na atenção à saúde. “Quando a gente está oferecendo uma Especialização com mais gente querendo fazer do que vagas disponibilizadas, isso nos dá uma alegria imensa, dado o impacto que a Pós-Graduação vai ter na vida dos profissionais/alunos e de todas as pessoas que procuram os serviços de saúde da Paraíba”, enfatizou.
Durante a Aula Magna de abertura da Pós-Graduação, o secretário observou que, apesar dos grandes investimentos na área de saúde, ainda se enfrenta muitas barreira de cunho cultural, dada a tradição da autonomia individual, da hierarquia rígida (que impede que um profissional opine ou indique um procedimento que julgue mais adequado ao seu superior) e da resistência a protocolos padronizados.
Nesse cenário, Patrick Almeida defendeu a comunicação como um importante instrumento de mudanças nas relações e nas práticas profissionais nos serviços de saúde. Ele ressaltou que a segurança do paciente está diretamente relacionada a uma habilidade comportamental, considerando que “uma equipe tecnicamente mediana que se comunica impecavelmente é mais segura do que especialistas que não colaboram”.
Saiba mais…
Equipe responsável pela execução da Especialização em Gestão de Risco e Segurança do Paciente:
Coordenador Pedagógico: Geraldo Moreira de Menezes;
Coordenadora de Avaliação: Vívian Lopes Miele;
Orientadoras de Aprendizagem: Eva Porto Bezerra, Lucilla Vieira Carneiro Gomes, Nayanne, Ingrid Farias Mota Guerra, Ocilma Barros de Quental e Simone Pereira Lins Chaves;
Secretário Executivo Pedagógico: Thiago Oliveira de Lima;
Apoio Administrativo Pedagógico: Ednaldo Paiva Júnior;
Designer Pedagógico Multissensorial: Tatiana Rita da Silva;
Técnica de Avaliação de Aprendizagem: Ana Thereza Almeida Cavalcanti de Albuquerque;
Técnica Pedagógica: Polianna Estrela Lima de Andrade.
Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação da ESP: Anielly Rodrigues.
Representante da Agevisa/PB: Professora-Drª Rosângela Guimarães.