A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foi palco, nesta quinta-feira (11), de uma sessão solene para a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Governador José Targino Maranhão à desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, viúva do ex-governador, e ao historiador Francisco de Sales Gaudêncio. A cerimônia, presidida pelo deputado Adriano Galdino, também marcou o lançamento da obra ‘Grandes Vultos que Honraram o Senado: José Maranhão’, biografia dedicada à trajetória política e pública de José Maranhão.
O livro, de 544 páginas, é resultado de uma extensa pesquisa conduzida por Sales Gaudêncio e pelo historiador Eduardo Peruzzo, que não pôde estar presente na solenidade. A obra, integrada à coleção Grandes Vultos que Honraram o Senado, instituída pelo Senado Federal, foi apresentada na ALPB pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho.
Participaram ainda da sessão solene muitos familiares, ex-auxiliares de José Maranhão, os deputados Taciano Diniz, Jutay Meneses, Hervazio Bezerra, Dra. Paula; a senadora Daniella Ribeiro; o arcebispo da Paraíba, Dom Delson; e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Oswaldo Trigueiro.
Ao receber a honraria, Sales Gaudêncio – que também foi secretário estadual de Educação nos governos de José Maranhão e ocupou vários cargos ao longo das três administrações dele – destacou a importância de preservar a memória do ex-governador. “A Assembleia Legislativa, em um gesto de reconhecimento, aprovou em tempo recorde a criação desta honraria em homenagem ao governador Maranhão. Este ato simboliza o reconhecimento ao trabalho conjunto que desenvolvemos nos três governos de Maranhão, e também em sua vida legislativa. Aproveito esta oportunidade para afirmar que farei questão de transmitir às novas gerações o legado político e administrativo de José Maranhão”, afirmou.
Emocionada, a desembargadora Fátima Maranhão agradeceu a homenagem e refletiu sobre o significado do momento para a família e para o legado do marido. “Neste momento, sinto duas emoções distintas. Primeiramente, a gratidão à Assembleia por conceder este momento de alegria e, sobretudo, de reconhecimento ao trabalho dedicado de José Maranhão em prol da comunidade paraibana. Em segundo lugar, além da gratidão, sinto a profunda emoção de receber esta primeira medalha, o que me impulsiona a honrar, com meu trabalho, a memória de José Targino Maranhão, um dos políticos mais honrados que a Paraíba já conheceu”, declarou.
Ao final da sessão, o autor Sales Gaudêncio se dirigiu ao Salão Nobre, onde concedeu autógrafos nos livros que foram distribuídos entre os convidados. A obra pode ser adquiria pela Livraria do Senado através desse link:









