Setor bélico deve atuar junto ao governo, diz governador do Rio

“O setor bĂ©lico deve atuar junto ao governo, no controle e monitoramento das armas, apĂłs o processo de venda, para combater a entrada dos equipamentos pelas fronteiras do paĂ­s”. A declaração do governador ClĂĄudio Castro foi durante a abertura nesta terça-feira (1Âș), da 15ÂȘ edição da Feira Internacional de Defesa e Segurança (LAAD Security & Defence), realizada no Riocentro.

“Cerca de 90% do armamento apreendido pelas nossas polĂ­cias em 2024 vĂȘm de outros paĂ­ses. Foram 15 mil armas recuperadas pelo Estado em um ano. Precisamos entender que esse poder bĂ©lico nas mĂŁos erradas provoca insegurança e atinge toda a população. Por isso, a importĂąncia da indĂșstria em tambĂ©m fazer parte do enfrentamento ao crime organizado, tendo a gerĂȘncia sobre o caminho dos armamentos e atuando em conjunto com o governo federal no controle do trĂĄfico internacional de armas”, reforçou Castro.

As forças de segurança do Estado participam da feira com a exposição de equipamentos em trĂȘs estandes. A PolĂ­cia Militar levou o Centro Integrado de Comando e Controle MĂłvel, alĂ©m de novas viaturas com sistemas de cĂąmeras acopladas com softwares de reconhecimento facial e leitura de placas e ainda drones de Ășltima geração.

JĂĄ a PolĂ­cia Civil mostrou os equipamentos utilizados pelos institutos de PolĂ­cia TĂ©cnico-CientĂ­fica. A Coordenadoria de Recursos Especiais, (Core), apresentou o EsquadrĂŁo Antibomba. As açÔes de combate Ă  violĂȘncia contra a mulher tambĂ©m fazem parte da programação apresentada pela corporação.

O Corpo de Bombeiros exibiu o Detector de Vidas, que é o novo recurso tecnológico que auxilia os militares nas buscas por vítimas vivas em ambientes acometidos por desastres, além de espaços interativos e exposiçÔes de novas viaturas.

A maior feira internacional de defesa e segurança da América Latina conta com mais de 350 expositores, incluindo fabricantes e fornecedores de tecnologias e armamentos para as forças de segurança e Forças Armadas. A feira é realizada até a próxima sexta-feira (4), com apresentação dos equipamentos mais modernos de defesa e segurança utilizada pelos países.

AGÊNCIA BRASIL