O secretĂĄrio Nacional de Segurança PĂșblica, Mario Luiz Sarrubbo, defendeu, nesta terça-feira (9), que o site Captura, lançado nesta semana pelo governo federal, tem como alvo principal chegar aos lĂderes do crime organizado. Em entrevista Ă Â TV Brasil, ele disse que o projeto ajudarĂĄ a rede de segurança dos Estados e motivarĂĄ denĂșncias por parte da população. 
âA ideia Ă© que se possa potencializar a possibilidade de captura. SĂŁo criminosos que podem se dizer centrais para a estrutura do crime organizadoâ, afirmou. Sarrubbo destacou que se trata de um programa do MinistĂ©rio da Justiça e Segurança PĂșblica junto com as unidades federadas.Â
Para montar a lista de foragidos, cada unidade da federação deve elencar oito criminosos principais. Assim, a lista contarĂĄ com 216 foragidos mais procurados do paĂs. O site, segundo Sarrubbo, vai colaborar para que o ministĂ©rio possa integrar açÔes de inteligĂȘncia de forma que se possa chegar aos criminosos.Â
Ele explicou que, com a realização das capturas, a lista vai sendo atualizada. O secretĂĄrio nacional contextualizou que o projeto se iniciou pelo Rio de Janeiro em vista de que âvĂĄrias lideranças de organizaçÔes criminosas de todo o Brasilâ estariam naquele Estado.
Recompensas
Sarrubbo acrescentou, tambĂ©m na entrevista, que o projeto contarĂĄ com denĂșncias da população, mas que o Estado deve oferecer suporte de segurança a quem possa colaborar. âĂ muito importante que o Estado dĂȘ garantias de sigilo e de proteção a essas pessoas. E esses mecanismos estĂŁo sendo construĂdos.
Uma das possibilidades é que haja até pagamento de recompensas no futuro a quem puder colaborar. Segundo o Ministério da Justiça, estå sendo montado um grupo de trabalho interno para discutir a viabilidade legal e pråtica dessa possibilidade a fim de ser implementada nas próximas etapas do programa.
âIsso estĂĄ sendo construĂdo com muita atenção para que isso possa estimular as pessoas a denunciaremâ, disse o secretĂĄrio. O ministĂ©rio informou que denĂșncias anĂŽnimas podem ser feitas pelos canais 190 e 197.





