
O projeto Sol Maior, que acontece no Hotel Globo, Centro Histórico da cidade, apresenta, na edição desta sexta-feira (14), um duo com os guitarristas Rafael Chaves e Nido Fernandes. Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o evento, que valoriza a música instrumental na cidade, começa às 16h e segue até o pôr do sol com a execução da música ‘O Trenzinho do Caipira’, do compositor Heitor Villa-Lobos.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, observa que o projeto Sol Maior tem sido um momento de muita felicidade para a cultura de João Pessoa. Ele afirma que a iniciativa, criada há cerca de quatro anos, junto com o músico Dida Fialho, tem se mostrado como uma experiência encantadora, porque leva o público a fluir a boa música instrumental de João Pessoa e da Paraíba no momento de contemplação do pôr do sol.
“Ali no Hotel Globo nós temos duas galerias de arte muito importantes, permanentemente abertas, e aliamos essa beleza estética à questão da natureza, com o pôr do sol e à música. Virou uma marca do nosso projeto de cultura que toda sexta-feira tenhamos ali duos, trios ou quintetos de música instrumental. Isso fortalece o mercado da música instrumental em João Pessoa e, ao mesmo tempo, permite ao morador da cidade e ao turista ter um momento de encantamento completo no final da tarde”, acrescenta.
O músico Rafael Chaves comemora sua participação no Sol Maior. “É importante para mim como artista, músico instrumental e guitarrista, participar dessa iniciativa, porque me sinto parte componente da cena da música instrumental da minha cidade, ao lado de grandes músicos. Muita gente boa já participou do projeto. Eu já estive como público e pude apreciar a boa música. Então, para mim, é importantíssimo participar como artista, figurando entre essas atrações. É uma felicidade imensa participar do Sol Maior”, afirma.
O repertório é basicamente autoral e instrumental. Ele tem um EP lançado chamado ‘Só’, tem o single ‘Apesar do mundo’ e ainda outro single mais antigo ‘Branquinha’, todos com músicas instrumentais e disponíveis nas plataformas de streaming. Junto com Nido Fernandes, ele também vai tocar músicas de outros artistas como Dominguinhos e Lenine, que referenciam a música popular nordestina e brasileira e são grandes influências para a música do artista.
Rafael Chaves destaca que, como cidadão, tem muito orgulho da vista do Centro Histórico, a partir do Hotel Globo. Ele conta que já esteve lá várias vezes apreciando esse momento em eventos, curtindo shows, mas também só para contemplar o pôr do sol e o entardecer.
“Minha expectativa é que o público compareça e que possamos trocar essa energia. Vou levar minha música, contemplar o pôr do sol e vamos fazer disso tudo uma celebração à arte e à vida. Espero que seja uma tarde inesquecível”, ressalta.
O guitarrista Nido Fernandes comenta que é um prazer participar mais uma vez do Sol Maior. Ele conta que já tocou no projeto em outra oportunidade e que é sempre muito bom voltar ao Hotel Globo, um espaço que considera bonito, histórico e simbólico para João Pessoa.
“Tocar em duo com Rafa, um grande músico e amigo, torna tudo ainda mais significativo. O repertório é formado por composições dele e, para mim, é uma alegria poder dialogar com essa música que admiro, num formato íntimo e expressivo”, completa.









