STF marca para dezembro julgamento do NĂșcleo 2 da trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para dezembro o julgamento dos rĂ©us do NĂșcleo 2 da trama golpista ocorrida durante o governo Jair Bolsonaro. O julgamento foi agendado para os dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro.

O NĂșcleo 2 Ă© formado por seis rĂ©us, que sĂŁo acusados pela Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) de organizar açÔes para sustentar a tentativa de permanĂȘncia ilegĂ­tima de Bolsonaro no poder, em 2022.

Os acusados respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado DemocrĂĄtico de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violĂȘncia e grave ameaça e deterioração de patrimĂŽnio tombado.

SĂŁo rĂ©us do NĂșcleo 2:

  • Filipe Martins (ex-assessor de assuntos internacionais de Bolsonaro);
  • Marcelo CĂąmara (ex-assessor de Bolsonaro);
  • Silvinei Vasques (ex-diretor da PolĂ­cia RodoviĂĄria Federal);
  • MĂĄrio Fernandes (general do ExĂ©rcito);
  • MarĂ­lia de Alencar (ex-subsecretĂĄria de Segurança do Distrito Federal);
  • Fernando de Sousa Oliveira (ex-secretĂĄrio adjunto da Secretaria de Segurança do Distrito Federal)

>> Siga o canal da AgĂȘncia Brasil no WhatsApp

Outros nĂșcleos

AtĂ© o momento, somente o NĂșcleo 1, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete rĂ©us, foi condenado.

AlĂ©m do nĂșcleo 2, serĂŁo julgados ainda neste ano os nĂșcleos 3 e 4. O julgamento do NĂșcleo 4 serĂĄ iniciado amanhĂŁ (14). O grupo 3 começarĂĄ a ser julgado no dia 11 de novembro.

O NĂșcleo 5 Ă© formado pelo empresĂĄrio Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da ditadura JoĂŁo Figueiredo. Ele mora dos Estados Unidos e nĂŁo apresentou defesa no processo. Dessa forma, nĂŁo hĂĄ previsĂŁo para o julgamento.

AGÊNCIA BRASIL