Tarcísio sobre tarifas dos EUA: “Competência para fazer a negociação é do governo federal”

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participou das formaturas do programa Caminho da Capacitação neste sábado (12), em Tatuí. O projeto oferece cursos gratuitos de capacitação profissional.

Durante o evento, Tarcísio foi questionado sobre a reunião com a embaixada dos EUA e os impactos das tarifas de 50% na economia do Estado. Ele destacou que a competência das negociações é do governo federal e que a diplomacia brasileira “sempre se saiu muito bem”.

Em relação à possível participação na aproximação com as autoridades norte-americanas, o governador disse que o papel desempenhado pela equipe seria para “nutrir a embaixada dos Estados Unidos de mais informações” e citou negócios em andamento entre os países, além de abordar como a taxação traria resultados negativos a diversos setores.

“Se você pegar 30% dos voos que saem de Washington, Ronald Reagan ou do LaGuardia, em Nova York, são feitos em aviões da Embraer. A gente está com encomendas enormes da Embraer para os Estados Unidos, só a American Airlines encomendou 90 aeronaves. O tarifar significa acrescentar, por exemplo, 9 milhões de dólares em cada aeronave”, afirmou.

A questão do agronegócio também foi levantada, trazendo o dado de que 80% do suco de laranja consumido pelos americanos derivam de São Paulo. Para Tarcísio, é necessário mostrar o cenário da economia paulista para influenciar a futura tomada de decisão sobre a permanência da porcentagem sobre o Brasil.

Anistia e STF

A possibilidade da anistia como moeda de troca no recuo dos EUA, levantada pelos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi outra situação trazida pelos jornalistas presentes. Ao responder, o governador disse que a situação se trata de “um ponto de vista” e que nesse momento ele tem que “olhar para o Estado de São Paulo”.

“Existem interesses que precisam ser preservados, interesses das nossas empresas, dos nossos produtores e é isso que a gente tem que botar em primeiro lugar”, disse.

Em relação a uma suposta ida ao Supremo Tribunal Federal (STF) para a liberação de Bolsonaro, quando questionado por uma repórter, devolveu questionando se haveria alguma petição e minimizou: “Isso é uma bobagem”, concluiu.

Evento

A primeira cerimônia foi às 10h, no Teatro Municipal de Cerquilho, reunindo alunos de Cerquilho, Porto Feliz, Tietê, Laranjal Paulista, Cesário Lange e Pereiras. Às 15h, Tarcísio participou da segunda formatura, na Praça da Matriz, em Tatuí, com formandos de Tatuí, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Capela do Alto, Alambari, Iperó e Boituva.

O programa Caminho da Capacitação tem como objetivo ampliar oportunidades de emprego por meio da qualificação profissional gratuita, beneficiando moradores de diversos municípios paulistas.

Clique aqui e receba notícias exclusivas do Paraíba.com.br através de nosso WhatsApp.  

PORTAL PARAÍBA